Pular para o conteúdo principal

Foliculite: Aprenda a Tratar Esse Problema

Vou falar hoje sobre um assunto muito sério que diz respeito tanto as mulheres quanto aos homens: a foliculite. A foliculite também é conhecida como pelo encravado, sendo este um dos problemas mais comuns da pele, trazendo desconforto para as mulheres e para os homens.


Os homens sofrem mais com pelos encravados na região da barba, já nas mulheres é muito comum aparecer foliculite na virilha, axila, pernas e bumbum.

A foliculite é uma inflamação que ocorre no folíolo capilar, quando o  pelo "tenta sair para fora da pele e não consegue", ele acaba entortando, ocorrendo a inflamação deste.

Quando é superficial, é comum apresentar aspecto avermelhado: bolinhas vermelhas, às vezes com a pontinha amarela, que se assemelha a uma espinha, mas sempre surgem na região depilada ou que foi barbeada. Além de ter uma aparência desagradável, a foliculite provoca coceira e dor.
A origem do problema se encontra nos pequenos detalhes do dia-a-dia, que geralmente passam despercebidos, mas tomar alguns cuidados é fundamental para evitar, tratar e eliminar a foliculite.

* Quem faz depilação com cera precisa se certificar que os equipamentos utilizados no salão são esterilizados ou descartáveis;

* Quem usa lâmina deve sempre manter o aparelho bem limpo, depois de usar, lavar muito bem a lâmina (ideal usar as lâminas descartáveis);

* Lavar bem a pele antes da depilação é fundamental;

* Usar calcinhas de tecidos sintético pode agravar o problema, já que deixa o local quente e úmido, ambiente propício para o surgimento de microrganismos (evite usar roupas íntimas apertadas, ideal usar somente de algodão);

* Evite usar calça jeans muito apertada, elas ajudam a agravar o problema.
Para evitar a foliculite, o ideal é fazer depilação a laser ou depilação por photo, mas tem dois inconvenientes: o alto custo e as manchas que podem surgir em determinados tipos de pele.

Quem tem o problema na sua forma mais grave, é recomendável procurar um dermatologista, pois existem tratamentos feitos com ácido salicílico que apresentam ótimos resultados.

Já quem tem a forma mais branda, pode reduzir ou até mesmo eliminar a foliculite com receitas caseiras de esfoliantes.

Recomendo que faça a esfoliação na pele um dia antes da depilação, também é aconselhável usar bucha vegetal no momento do banho e logo após passar o esfoliante em movimentos circulares durante 3 a 5 minutos.

1ª receita caseira (EVITE usar em peles sensíveis) 


Você vai precisar:

* 01 colher (sopa) de açúcar cristal;
* 01 colher (sopa) de mel.

Como fazer:

* Em um recipiente de plástico misture todos os ingredientes até formarem uma pasta homogênea;

* Após o banho, com os poros abertos, aplique a mistura em movimentos circulares nas áreas afetadas;

* Enxágue a pele com água fria ou levemente morna.


2ª receita caseira (ideal para peles sensíveis)


Você vai precisar:

* 02 colheres (sopa) de aveia em flocos;
* 02 colheres (sopa) de mel.

Como fazer:

* Em um recipiente de plástico misture todos os ingredientes até formarem um creme;

* Após o banho, com os poros abertos, aplique a mistura em movimentos circulares nas áreas afetadas;

- Enxágue a pele com água fria ou levemente morna.

 3ª receita caseira (para todos os tipos de pele)


Você vai precisar:

* 02 colheres (sopa) de açúcar ou mel;
* 01 colher (sopa) de aveia;
* 03 colheres (sopa) de leite.

Como fazer:

* Em um recipiente de plástico misture todos os ingredientes até formarem um creme homogêneo;

* Após o banho, com os poros abertos, aplique a mistura em movimentos circulares nas áreas afetadas;

- Enxágue a pele com água fria ou levemente morna.

Faça o tratamento com o esfoliante em dias alternados na semana, antes da depilação ou até diminuir o problema, a partir daí, a esfoliação é recomendada apenas uma vez por semana.

Então é isso meninas, seguindo todas essas dicas, com certeza vocês irão reduzir ou até eliminar pela raiz a foliculite, mas se seu problema for muito sério, não deixe de procurar um especialista, somente ele pode lhe fornecer os tratamentos adequados.


Beijos da Scheila!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o Que é Descolamento das Unhas

Toda mulher quer ser linda, mas para isso é necessário alguns cuidados com o corpo, pele, cabelos e as unhas também devem receber muita atenção, pois são várias doenças que podem destruir a beleza das  suas unhas, a micose é uma delas. Na postagem Fique livre das micoses ensino algumas dicas para evitar esse mal tão temido.

Aprenda a Fazer Shampoo Antirresíduos Caseiro

Trago aqui no blog mais uma dica de beleza fácil de fazer e sobre um assunto que adoro, cabelos. Essa receita caseira que apresento hoje é ótima e uso toda semana, pois deixa meus cabelos limpos e macios. Todas nós queremos ter cabelos lindos igual das famosas, mas nem sempre encontramos os produtos certos para usar e quando encontramos, eles são muito caros. Então porque não fazer o produto em sua casa com ingredientes caseiros?
Hoje vou ensinar com fazer um shampoo antirresíduos caseiro, mas vocês sabem para que serve e como deve ser usado esse produto?

Looks Brancos para Usar na Virada do Ano

Oieee Meninas!!

2015 está quase no final, foi um ano maravilhoso, com muitas conquistas, novos projetos e novos sonhos. Foi um ano de revelações, descobri o que realmente importa e comecei a valorizar tudo aquilo que havia deixado de lado nos anos anteriores, enfim, foi um ano que deixará saudades!!
Espero que 2015 também tenha sido um ano especial para as queridas leitoras que visitam meu blog, aliás, vou aproveitar essa postagem para agradecer, vocês são demais mesmo, mesmo nos meses que estive ausente, o blog não parou e as visitas triplicaram, muito obrigado meninas, e prometo que em 2016 estarei aqui todos os dias para compartilhar assuntos e achados que interessa à todas nós!!
E chega de conversa, porque hoje estou aqui para sugerir ideias de looks para usar no Réveillon, sabemos que o branco predomina durante a virada do ano e não vamos quebrar essa tradição, não é mesmo? 
Confira abaixo as inspirações que separei para esta postagem: Gostaram das sugestões?

Beijos da Scheila!!