Problemas Causados Pelo Uso de Salto Alto

O salto alto é sinônimo de elegância e sensualidade, porém, o uso frequente de calçados muito altos pode ocasionar sérios problemas ortopédicos e dores lombares. As regiões mais afetadas são os calcanhares (fasceíte plantar), os dedos dos pés (calos e joanetes), entose dos tornozelos, artrite nos joelhos, tendinite, dores lombares, fraturas e luxações.
Os problemas causado pelo uso de salto alto
Listei alguns dos maiores problemas ocasionados pelo uso excessivo de salto alto. Confira:

O salto alto pode causar artrite nos joelhos:

  • Usar salto muito alto todos os dias provoca um alinhamento da coluna vertical e da bacia que são inclinados para frente, levando uma tensão maior na articulação dos joelhos, favorecendo o desgaste das superfícies de junção e ocasionando o osteoartrite.

O salto alto pode causar dores lombares:

  • O salto alto faz com que o corpo seja inclinado para frente, isso leva uma tensão na perve e na coluna vertebral, causando dores fortes na parte inferior das costas conhecida como lombalgia.

O salto alto pode causar calos:

  • O calo nada mais é do que o crescimento da camada superior da pele devido a tensão e fricção excessiva. Calçados muito altos acabam prensando a parte da frente do pé no sapato e isso favorece o surgimento de calos nas pontas dos dedos e entre eles.

O salto alto pode causar um encurtamento dos músculos da perna:

  • O uso excessivo de sapatos com salto alto pode ocasionar um encurtamento dos músculos da perna e inflamações do tendão de Aquiles. Isso geralmente acontece, quando a pessoa passa o dia todo de salto alto e a noite coloca um calçado sem salto.

O salto alto pode causar a formação de dedos martelos:

  • Quando o pé está comprimido dentro de um calçado estreito e alto, os dedos são forçados a contrair para encontrar espaço dentro do sapato. Se os dedos permanecem nessa mesma posição por um longo período de tempo, eles acabam se tornando imóveis. Esse problema só pode ser resolvido com cirurgia.

O salto alto pode aumentar o risco do desenvolvimento de neurinoma:

  • A neurinoma está localizada na parte da frente da perna e o uso frequente de calçados altos resultam numa maior pressão sobre o nervo. A perna começa a beliscar frequentemente por causa da inflamação e se não for tratada, pode se tornar uma doença crônica.

O salto auto aumenta o risco de fraturas e luxações:

  • Nem sempre é possível manter-se em equilíbrio em cima de um calçado muito alto, geralmente, as superfícies são irregulares e isso pode ocasionar uma queda e levar a luxações e até fraturas.
Mas você não precisa abandonar o salto alto da sua vida, os médicos recomendam o uso diário de salto entre 4 a 5 centímetros, essa é a altura ideal. Evite usar todos os dias sapatos com saltos acima de 10 centímetros.

Então minha amiga, se você é adepta dos sapatos de salto alto, não é necessário abrir mão dos saltos, mas substitua por saltos um pouco mais baixo e deixe os saltões para serem usados apenas em ocasiões especiais.

Espero que essas dicas sejam úteis e informativas.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...