Dicas para Tratar Foliculite nas Coxas e Bumbum

A foliculite é uma inflamação que aparece na pele, em formato de bolinhas ou cravinhos na pele, principalmente, na região das pernas e bumbum. Essa inflamação pode vir acompanhada de pus e provocar o surgimento de espinhas nas regiões afetadas.
Dicas para tratar foliculite nas pernas e bumbum
De acordo com os dermatologistas, a foliculite é uma infecção dos folículos pilosos, podendo ser ocasionada por bactérias (estafilococos), isso ocorre quando a pele está ressecada, a bactéria se aproxima do pelo, ocasionando a inflamação. 

Já a psedofoliculite, geralmente ocorre devido a depilação, principalmente, depilação com lâmina que corta a haste dos pelos, deixando a pele áspera e ressecada. Ocorre muito nos homens devido ao corte dos pelos da barba.

As causas são inúmeras, podendo ser:

Depilação com cera - é a principal causa do surgimento da foliculite, pois quando os pelos são arrancados pela raiz eles tem maior dificuldade de sair à superfície devido ao entupimento da glândula sebácea.

A dica é alternar depilação com cera e depilação com lâmina, aproveite para conhecer as Verdades sobre a depilação com lâmina.

Roupas apertadas - tecidos sintéticos e jeans são grandes colaboradores do surgimento da foliculite, principalmente na virilha, bumbum e coxas, já que esses tecidos deixam a região mais quente e úmida, deixando o ambiente propício para a proliferação das bactérias.

A dica é evitar calças muito coladas ao corpo e optar por roupas de tecidos leves e confortáveis.

Lâmina de depilar - usar a lâmina de depilar de forma incorreta só vai agravar o problema.

A dica é usar aparelhos descartáveis, caso optar por aparelhos reutilizáveis, mantenha o aparelho limpo, em local seco e fechado.

Evite:

* tomar banhos muito quentes e prolongados;

* passar hidratantes na região afetada;

* utilizar a lâmina de maneira delicada, sem forçar a depilação na região afetada;

* cutucar, espremer ou arrancar os pelos encravados com a pinça;

O que fazer para resolver o problema:


Loções calmantes - após depilar a pele, é muito importante acalmá-la com uma solução calmante a base de camomila ou calêndula.

Esfoliar sempre - a esfoliação vai manter a pele lisinha e livre das impurezas que dificultam a saída dos pelinhos à superfície da pele. Mas é preciso tomar cuidado quando a pele estiver muito irritada, pois pode machucar ainda mais a pele e agravar o problema.

Existem vários esfoliantes bons no mercado que possuem agentes bactericida na fórmula, como por exemplo o triclosan. Porém, a minha dica pessoal é fazer uma esfoliação caseira, na postagem Esfoliação para o corpo você vai encontrar uma receita que uso e não abro mão, pois é excelente. Para os homens é indicado fazer uma esfoliação facial.

A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana para não machucar a pele.

Depilação a laser - esse tipo de depilação irá remover os pelos completamente, mas são necessárias várias sessões e o custo é alto, porém, o investimento compensa para quem sofre muito com a foliculite.

No entanto, se você não tem condições de fazer a depilação a laser, a dica é manipular cremes com princípios ativos como: ureia, ácido retinoico, peróxido de benzoíla e ácido salicílico.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...