Dicas para Combater a TPM Naturalmente

Cerca de 8 de cada 10 mulheres sofrem com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) e muitas dessas mulheres acabam exagerando na quantidade de medicamentos ingeridos para combater o desconforto. Mas antes de falar sobre as soluções simples e naturais para combater a TPM, vou citar os principais sintomas. Esses duram cerca de 5 a 10 dias antes da menstruação, dependendo do organismo de cada mulher.

Os sintomas mais comuns são:

  • Mudança no comportamento - irritação, cansaço, ansiedade, falta de concentração, depressão;
  • Mudança no apetite - ganho ou perda de peso;
  • Mal estar - enjoo, insônia, diminuição do desejo sexual;
  • Dores frequentes - dor de cabeça, dor nas pernas e nos seios.
Dicas para combater a TPM naturalmente
Esses são alguns dos principais sintomas que acabam interferindo nas atividades diárias da mulher e ainda reflete na qualidade de vida do parceiro, amigos e familiares. 

Portanto, TPM é coisa muito séria e deve ser tratada com seriedade, principalmente por parte da mulher que enfrenta essa síndrome, é fundamental que a ela busque o autoconhecimento para aprender a lidar da melhor maneira possível com esse desconforto.

As pílulas anticoncepcionais de última geração aliviam os sintomas, mas como prefiro alternativas naturais, fiz uma pesquisa em diversos sites conceitualizados, sobre soluções simples, naturais e que todas as mulheres podem fazer. 

Veja a seguir as dicas:


1ª Dica - Beba dois litros de água por dia

* Essa dica vale para todos os dias e não somente durante a TPM. A água pura é o melhor remédio para combater a retenção de líquidos, pois ela estimula os rins a trabalhar mais e melhor, eliminando todo o sal retido no organismo.

2ª Dica - Prepare chás de ervas naturais

* As plantas medicinais são ótimas aliadas no combate da TPM, portanto, invista no chazinho de angélica e "Vitex agnus castus" que você encontra em lojas de produtos naturais.

3ª Dica - Invita nas sementes de linhaça

* A linhaça é rica em fibras e vitaminas e auxilia na eliminação dos líquidos retidos no corpo. Além do mais, essa semente tem concentração elevada de ômega 3 e 6 que combate o desconforto. A dica é ingerir duas colheres (sopa) de linhaça (semente ou farinha) por dia.

4ª Dica - Consuma os alimentos certos

* Consumir soja e gergelim vai reduzir as cólicas, já que esses alimentos tem grande quantidade de magnésio que ajuda a combater esse mal estar. A soja também possui um fitohormônio que diminui a ansiedade. Outra dica é aumentar o consumo de frutas e verduras que possuem vitaminas A e B, estas são responsáveis por diminuir a irritabilidade.

5ª Dica - Evite os alimentos errados

* Fuja de alimentos com cafeína, como café, chás de sachê e refrigerantes. Reduza o sal nos alimentos para evitar a retenção de líquidos e evite ingerir alimentos enlatados, refinados, embutidos, condimentos e gorduras em geral. Outro alimento que é aconselhável evitar é o chocolate, pois ele pode até causar uma sensação agradável no momento da ingestão, no entanto, minutos após o seu consumo, ele causa sintomas de depressão.

6ª Dica - Procure dormir por um período maior de tempo

* Você deve dormir pelo menos 7 horas por noite, essa dica não vale só para o período em que a TPM dura, mas para todos os dias de sua vida. O momento do sono deve ser sagrado, é nessa hora que nosso organismo vai descansar e colocar as energias de volta no seu lugar. Se você está acostumada a se deitar as 00:00 hrs, procure ir para a cama as 23:00 hrs e você verá que uma hora a mais de sono contribui para uma vida mais saudável e produtiva.

7ª Dica - Fazer exercícios físicos é fundamental

* Essa é outra dica fundamental para ter uma vida saudável e produtiva. Os exercícios físicos amenizam os sintomas da TPM e contribuem para que você tenha uma qualidade de vida melhor. Escolha aquele execício que você mais gosta, seja caminhada, corrida, natação, dança... Não importa o tipo de exercício, o que vale é se mexer e dar adeus aos estresse.

8ª Dica - Aposte no óleo de prímula

* Esse óleo é vendido em cápsulas nas farmácias e é ótimo para eliminar dores mamárias e outros sintomas de desconforto. 

9ª Dica - Faça a drenagem linfática caseira

* Através das manobras realizadas durante a drenagem linfática caseira você vai encontrar os pontos de maior retenção do sistema linfático. Essa massagem pode ser realizada diariamente (antes da menstruação), pois além de aliviar o inchaço, vai dar uma sensação de relaxamento e deve ser evitada nos dias em que estiver menstruada. Confira a Drenagem linfática caseira que eu mesma faço em mim, é ótima e recomendo para todas.

Seguindo todas essas dicas você irá combater os terríveis sintomas da TPM e poderá aproveitar melhor esse tempo ao lado das pessoas que você mais gosta.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...