Tratamentos Caseiros para Reduzir o Melasma

Melasma nada mais é que um distúrbio hormonal e geralmente, são as mulheres grávidas e as que fazem uso de pílulas anticoncepcionais que apresentam esse problema. Mas para que o melasma comece a surgir na pele, deve haver exposição ao sol sem proteção, por isso, é fundamental utilizar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados.

O melasma também pode ser desencadeado devido o estresse, herança genética, uso incorreto de medicamentos e cremes faciais. Portanto, você deve ficar atenta se começar surgir pequenas manchas escuras no seu rosto, pois pode ser o temido melasma.

Na maioria das vezes, o melasma é marrom escuro (acastanhado) e podem aparecer nas bochechas, testa, ao redor do nariz e no lábio superior, deixando a pele com aspecto desuniforme.
Tratamentos caseiros para acabar com o melasma
No mercado existem vários tratamentos estéticos realizados em clínicas especializadas e que fazem uso de ácido azelaico e kójico, tretinoína, hidroquinona, esfoliações profundas com cremes esteroides tópicos e químicos e tratamentos com laser. 

As pílulas anticoncepcionais podem ser suspendidas ou substituídas e no caso da gravidez, é necessário esperar até o nascimento da criança para dar início ao tratamento, porém, nesse caso, é bem provável que o problema volte quando houver outra gravidez.
Tratamentos caseiros para acabar com o melasma
As mulheres que não sofrem com o problema do melasma devem ficar atentas as dicas abaixo para evitar o surgimento das manchas:
  • Evite tomar sol das 10:00 às 16:00 horas;
  • Não saia de casa sem passar protetor solar e reaplique ao longo do dia;
  • Caso vá ficar horas sob o sol, use bonés, chapéus, óculos ou lenços;
  • Faça esfoliação facial uma vez por semana;
  • Use hidratantes faciais específicos para o seu tipo de pele;
  • Só use pílulas anticoncepcionais com recomendação médica.
Mas se você já tem melasma e quer amenizar essas manchas escuras do seu rosto, confira as dicas:
  • Aplicar protetor solar todos os dias no rosto é sagrado, mesmo se estiver chovendo;
  • As luzes artificiais também favorecem o aumento do melasma, portanto procure usar protetor com fator de proteção acima do 30;
  • Use sabonete esfoliante todos os dias e faça esfoliação facial no rosto toda semana. Confira como fazer esfoliação facial corretamente;
  • Não use pomadas ou cremes sem recomendação médica, alguns produtos possuem em suas formulações químicas fortes que podem agravar o problema;
  • Use maquiagem com FPS na formulação;
  • Sempre que possível faça peeling. Confira o Peeling caseiro;
  • Tenha paciência, pois essas manchas demoram para desaparecer completamente da pele.
Mas se você não pode fazer um tratamento numa clínica estética, saiba que é possível dar um jeito no melasma na sua própria casa, utilizando ingredientes que você possui e gastando pouco. 

É claro que um tratamento caseiro vai levar meses para dar resultados, porém, se você tiver paciência e boa vontade, aproveite as dicas a seguir:

Banana - amasse uma banana e coloque sobre a região afetada, deixe agir por 20 minutos e retire com água fria. Repita esse procedimento pelo menos três vezes por semana.

Cebola e vinagre - triture meia cebola e misture uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã. Aplique na pele e deixe agir por 15 minutos. Faça esse procedimento duas vezes por semana, mas tome cuidado com o vinagre, pois é um produto ácido e pode causar irritação, caso isso aconteça, retire a mistura imediatamente do rosto.

Bálsamo negro - misture 4 gotas de bálsamo negro na clara de ovo e bata bem. Aplique no rosto toda noite, deixe agir por 30 minutos e retire com bastante água fria.

Berinjela - retire a polpa da berinjela e amasse bem, aplique na região afetada deixando agir por 20 minutos. Retire a misturado rosto com bastante água fria.

Salsinha - amasse bem um maço de salsinha e acrescente duas colheres (sopa) de água gelada. Aplique a loção sobre o local afetado e deixe agir por 15 minutos. Repita esse procedimento três vezes por semana. 

O uso regular desses tratamentos caseiros pode sim amenizar o melasma, mas o que você precisa ter em mente é que essas manchas acastanhadas não tem cura. O melasma é considerado uma patologia, portanto, deve ser prevenido a todo custo.

Jamais faça uso de produtos químicos sem recomendação médica, pois qualquer creme comprado em farmácia pode causar um dano irreversível à sua pele.

Aproveite para conferir mais dicas nos links abaixo:



Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...