Pular para o conteúdo principal

Saiba como Acabar com as Pontinhas Brancas dos Cabelos

O nosso cabelo é formado basicamente de queratina que é uma proteína impermeável que impede a saída da umidade dos fios. Quando essa proteína sofre algum dano físico ou químico, ela fica fragilizada e aparece aquelas pontinhas brancas nos cabelos que acabam se quebrando facilmente. Por mais que você cuide bem dos seus cabelos, basta um pequeno descuido e que elas surgem, deixando os cabelos super ressecados e as pontas com a aparência de uma vassoura espetada.

Mas você sabe por que isso acontece?


A resposta para essa pergunta é a seguinte: quando fazemos procedimentos químicos como alisamento, relaxamento, descolorações ou coloração, o pH do nosso cabelo sobe para um nível acima de 10 (numa escala que vai do 0 ao 14). O pH natural do cabelo é de 4,5 a 5,5, que é ácido e acima de 10 é muito básico, isso provoca deterioração da estrutura capilar e o fio acaba derretendo.

Além dos procedimentos químicos, os cabelos acabam sofrendo muito com o atrito provocado pelo uso de escovas, pentes finos, presilhas e elásticos para prender. E não para por aí, eles também sofrem com os raios solares, sprays para cabelos, cloro, água do mar e água quente no momento do banho que é uma grande vilã da beleza das nossas madeixas.

Com todos esses processos danosos, o fio chega no seu limite e acaba partindo em vários pedacinhos, surgindo as temidas pontinhas brancas nas pontas. Essas pontas brancas são conhecidas cientificamente como Trichorrhexis nudosa. Esse nome complicado nada mais é do que uma doença mecânica na estrutura capilar provocada por procedimentos mau feitos.
Saiba como acabar com as pontinhas brancas dos cabelos

Se você notou essas pontinhas brancas nos seus cabelos, é importante começar a cuidar urgentemente das suas madeixas, pois se for deixando esse problema de lado, vai surgir pontas duplas, triplas, múltiplas e aí somente uma atitude drástica que é cortar praticamente todo as suas madeixas. 

Mas antes de iniciar a tesouraterapia vou passar algumas dicas muito simples que vão ajudar a solucionar o problema. Confira as dicas e coloque em prática o mais rápido possível.

1 - Qualquer procedimento químico deve ser feito por profissionais qualificados;

2 - Evite usar secador de cabelos todos os dias e jamais esqueça de usar o protetor térmico;

3 - Evite usar chapinha todos os dias, pois ela vai intensificar o problema das pontinhas brancas;

4 - Use defrizante antes de pentear ou escovar as suas madeixas;

5 - Corte as suas madeixas a cada dois meses, isso evita o surgimento das pontinhas.

Para prevenir o problema, eu recomendo hidratar semanalmente os fios. Faça o seguinte:

1ª semana - use uma máscara capilar que contenha silicone, argan, tutano ou lanolina na formulação;
2ª semana - use uma máscara capilar que contenha aminoácidos ou queratina na sua formulação.

Além da hidratação, outros cuidados são fundamentais, como usar shampoo específico para o seu tipo de cabelo, adicionar ampolas de vitaminas A e E na máscara de hidratação e uma dica pessoal (que uso e funciona mesmo) é usar o selador capilar caseiro que ajuda a selar as cutículas.

No entanto, não existe milagres se tiver muitas pontinhas brancas nos cabelos e a única solução é a tesoura. Muitas vezes é melhor cortar o cabelo danificado e cuidar da manutenção, pois cabelos crescem e você poderá ter cabelos compridos novamente e saudáveis.

Espero que a dica de beleza de hoje possa ser útil.

Beijos da Scheila!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba o Que é Descolamento das Unhas

Toda mulher quer ser linda, mas para isso é necessário alguns cuidados com o corpo, pele, cabelos e as unhas também devem receber muita atenção, pois são várias doenças que podem destruir a beleza das  suas unhas, a micose é uma delas. Na postagem Fique livre das micoses ensino algumas dicas para evitar esse mal tão temido.

Aprenda a Fazer Shampoo Antirresíduos Caseiro

Trago aqui no blog mais uma dica de beleza fácil de fazer e sobre um assunto que adoro, cabelos. Essa receita caseira que apresento hoje é ótima e uso toda semana, pois deixa meus cabelos limpos e macios. Todas nós queremos ter cabelos lindos igual das famosas, mas nem sempre encontramos os produtos certos para usar e quando encontramos, eles são muito caros. Então porque não fazer o produto em sua casa com ingredientes caseiros?
Hoje vou ensinar com fazer um shampoo antirresíduos caseiro, mas vocês sabem para que serve e como deve ser usado esse produto?

Looks Brancos para Usar na Virada do Ano

Oieee Meninas!!

2015 está quase no final, foi um ano maravilhoso, com muitas conquistas, novos projetos e novos sonhos. Foi um ano de revelações, descobri o que realmente importa e comecei a valorizar tudo aquilo que havia deixado de lado nos anos anteriores, enfim, foi um ano que deixará saudades!!
Espero que 2015 também tenha sido um ano especial para as queridas leitoras que visitam meu blog, aliás, vou aproveitar essa postagem para agradecer, vocês são demais mesmo, mesmo nos meses que estive ausente, o blog não parou e as visitas triplicaram, muito obrigado meninas, e prometo que em 2016 estarei aqui todos os dias para compartilhar assuntos e achados que interessa à todas nós!!
E chega de conversa, porque hoje estou aqui para sugerir ideias de looks para usar no Réveillon, sabemos que o branco predomina durante a virada do ano e não vamos quebrar essa tradição, não é mesmo? 
Confira abaixo as inspirações que separei para esta postagem: Gostaram das sugestões?

Beijos da Scheila!!