Saiba como Acabar com as Pontinhas Brancas dos Cabelos

O nosso cabelo é formado basicamente de queratina que é uma proteína impermeável que impede a saída da umidade dos fios. Quando essa proteína sofre algum dano físico ou químico, ela fica fragilizada e aparece aquelas pontinhas brancas nos cabelos que acabam se quebrando facilmente. Por mais que você cuide bem dos seus cabelos, basta um pequeno descuido e que elas surgem, deixando os cabelos super ressecados e as pontas com a aparência de uma vassoura espetada.

Mas você sabe por que isso acontece?


A resposta para essa pergunta é a seguinte: quando fazemos procedimentos químicos como alisamento, relaxamento, descolorações ou coloração, o pH do nosso cabelo sobe para um nível acima de 10 (numa escala que vai do 0 ao 14). O pH natural do cabelo é de 4,5 a 5,5, que é ácido e acima de 10 é muito básico, isso provoca deterioração da estrutura capilar e o fio acaba derretendo.

Além dos procedimentos químicos, os cabelos acabam sofrendo muito com o atrito provocado pelo uso de escovas, pentes finos, presilhas e elásticos para prender. E não para por aí, eles também sofrem com os raios solares, sprays para cabelos, cloro, água do mar e água quente no momento do banho que é uma grande vilã da beleza das nossas madeixas.

Com todos esses processos danosos, o fio chega no seu limite e acaba partindo em vários pedacinhos, surgindo as temidas pontinhas brancas nas pontas. Essas pontas brancas são conhecidas cientificamente como Trichorrhexis nudosa. Esse nome complicado nada mais é do que uma doença mecânica na estrutura capilar provocada por procedimentos mau feitos.
Saiba como acabar com as pontinhas brancas dos cabelos

Se você notou essas pontinhas brancas nos seus cabelos, é importante começar a cuidar urgentemente das suas madeixas, pois se for deixando esse problema de lado, vai surgir pontas duplas, triplas, múltiplas e aí somente uma atitude drástica que é cortar praticamente todo as suas madeixas. 

Mas antes de iniciar a tesouraterapia vou passar algumas dicas muito simples que vão ajudar a solucionar o problema. Confira as dicas e coloque em prática o mais rápido possível.

1 - Qualquer procedimento químico deve ser feito por profissionais qualificados;

2 - Evite usar secador de cabelos todos os dias e jamais esqueça de usar o protetor térmico;

3 - Evite usar chapinha todos os dias, pois ela vai intensificar o problema das pontinhas brancas;

4 - Use defrizante antes de pentear ou escovar as suas madeixas;

5 - Corte as suas madeixas a cada dois meses, isso evita o surgimento das pontinhas.

Para prevenir o problema, eu recomendo hidratar semanalmente os fios. Faça o seguinte:

1ª semana - use uma máscara capilar que contenha silicone, argan, tutano ou lanolina na formulação;
2ª semana - use uma máscara capilar que contenha aminoácidos ou queratina na sua formulação.

Além da hidratação, outros cuidados são fundamentais, como usar shampoo específico para o seu tipo de cabelo, adicionar ampolas de vitaminas A e E na máscara de hidratação e uma dica pessoal (que uso e funciona mesmo) é usar o selador capilar caseiro que ajuda a selar as cutículas.

No entanto, não existe milagres se tiver muitas pontinhas brancas nos cabelos e a única solução é a tesoura. Muitas vezes é melhor cortar o cabelo danificado e cuidar da manutenção, pois cabelos crescem e você poderá ter cabelos compridos novamente e saudáveis.

Espero que a dica de beleza de hoje possa ser útil.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...