Consumir de Refrigerantes Causa Envelhecimento Semelhante ao Tabagismo

Oieee Meninas!!

Hoje vamos falar de saúde, e dias atrás, lendo um artigo da cientista Elissa Epel, professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF), fiquei assustada, pois o estudo científico concluiu que o consumo diário de apenas meio litro de refrigerante está ligado à 4,6 anos adicionais de envelhecimento biológico e efeitos semelhantes ao do tabagismo.

Faz mais de dois anos que não tomo refrigerantes, mas decidi escrever essa postagem para servir de alerta a todas as mulheres que visitam o blog. 

De acordo com a autora sênior do estudo Elissa Epel: "O consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar, pode influenciar o desenvolvimento de doenças, não só pelo esforço do controle metabólico do corpo devido aos açúcares, mas também através do envelhecimento celular acelerado dos tecidos."

De acordo com os pesquisadores, a ingestão de 600 ml causa o mesmo efeito verificado na relação entre o uso de cigarro e o tamanho do telômero.

A pesquisa revelou que os telômeros, as unidades de proteção do DNA que cobrem as extremidades dos cromossomos nas células, eram mais curtas em células brancas do sangue dos participantes do estudo que relataram beber mais refrigerantes. As descobertas foram publicadas no American Journal of Public Health.

"Esta descoberta é sustentada independentemente da idade, raça, renda e escolaridade. O encurtamento dos telômeros começa muito antes do início da doença. Além disso, embora nós só estudamos adultos neste estudo, é possível que o consumo de refrigerantes esteja associado ao encurtamento dos telômeros em crianças também." Disse a professora.
Além do envelhecimento, o consumo de refrigerantes pode levar à diversos problemas de saúde, sendo assim, listei algumas razões para abolir essa bebida do seu cardápio diário.

Cafeína - a cafeína é viciante, e quando as pessoas que tomam refrigerantes todos os dias não recebem certa dose dela no organismo, podem apresentar sintomas como dores de cabeça, cansaço, fadiga, mal-estar, dores musculares e dificuldades de concentração.

Aumento de peso - os açúcares que são adicionados nos refrigerantes podem interferir na capacidade de ganho de peso das pessoas. Sendo assim, pessoas que consomem adoçantes artificiais tem mais tendências de engordar, além do mais, o consumo diário de sódio contribui para o problema da obesidade

Diabetes - vários cientistas acreditam que as substâncias encontradas nos refrigerantes e que acabam sendo depositadas no pâncreas poderá deixá-lo incapaz de satisfazer as necessidades de insulina, levando ao surgimento de diabete.

Diminuição mineral - os refrigerantes possuem ácido fosfórico que drena o cálcio dos ossos. Além disso, devido a cafeína aumentar o volume de urina, mais minerais acabam sendo eliminados do corpo antes de serem absorvidos adequadamente pelo organismo.

Desidratação - sabemos que a cafeína é diurético, sendo assim, ela leva ao aumento no volume da urina. Então, se você beber um refrigerante para eliminar a sede, na realidade estará ficando ainda mais sedento.

Poderia citar inúmeras razões para você começar a abolir os refrigerantes da sua vida, só que a postagem ficaria enorme e desgastante de ler, mas acredito que ao saber que se tomar o refrigerante diário você estará envelhecendo mais rápido do que o natural, já é bem convincente e incentivador no processo de parar parar de ingerir refrigerantes. 

Eu sei que não é fácil abandonar o refrigerante, eu tomava quase todos os dias, mas decidi que não iria mais ingerir nenhum tipo de bebida com gás (nunca gostei de água com gás) e lá se vão mais de dois anos sem tomar nenhum tipo de refrigerante. 

Espero que essa postagem possa te ajudar a largar dos refrigerantes e apostar em bebidas mais saudáveis, como os sucos naturais.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...