Esclarecendo Dúvidas Sobre Protetor Solar

Oieee Meninas!!

O verão chegou trazendo temperaturas acima da média, resultando em dias de calor intenso. E, logo surgem as dúvidas em relação à qual protetor solar escolher, afinal, são uma infinidade de marcas que prometem o máximo de proteção. Não comentarei sobre marcas específicas, mas estarei, através dessa postagem, tentando tirar algumas das dúvidas mais comuns sobre protetores solar. 

O protetor solar é um item indispensável do brasileiro, principalmente no verão em que a radiação atinge picos máximos. A radiação UVA, apesar de não causar queimadura imediata e vermelhidão, como a radiação UVB, penetra mais profundamente na pele causando envelhecimento precoce e, em longo prazo, câncer da pele. E ao contrário da UVB, que é mais intensa entre 10h e 16h, a radiação UVA é constante durante todo o dia e tem o poder de atravessar vidros e roupas. Ambas são nocivas a pele e muito perigosas, por isso é necessário usar protetor solar todos os dias.
Sem muita enrolação, a primeira dica é escolher o FPS acima de 30, isso vale para todos os tipos de pele, e se for aplicado corretamente, ele oferece 96% de proteção. Se você tem a pele muito clarinha, opte por FPS acima de 50, estes garantem proteção maior e evitam que a pele fique com tom avermelhado. Para quem tem dúvidas sobre os números de FPS, é o seguinte: 'quanto maior for o Fator de Proteção Solar, mais tempo você estará protegida.
A segunda dica é saber qual é o seu tipo de pele. Quem tem a pele seca deve usar um protetor solar cremoso, que é perfeito para cútis ressecadas, pois hidrata a pele profundamente. Esses são os mais vendidos nas farmácias e perfumarias e supermercados. Já para quem tem pele oleosa, a recomendação é usar protetor solar em gel ou oil-free, estes não deixam a pele com aspecto gorduroso e evitam o aparecimento das acnes.
A terceira dica é sobre a quantidade ideal de protetor solar. Um FPS 30 aplicado de maneira irregular terá a mesma eficiência de um protetor FPS 15. Então tome nota, porque essa dica é importantíssima. Segundo especialistas, devemos passar no rosto cerca de uma colher (café) de protetor solar, já no corpo essa quantidade aumenta para seis colheres (chá) de protetor solar. Da próxima vez que for usar protetor solar, use-o com abundância para cobrir toda a pele.
Sobre o intervalo de reapricação do protetor solar é a quarta dica. Como nem todas as marcas oferecem proteção imediata, a dica é aplicar o produto na pele cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. Se você estiver na praia ou piscina, reaplique o protetor solar a cada duas horas, e sempre após sair da água ou transpirar excessivamente após alguma atividade física.
Na quinta dica voltamos a falar sobre os tipos de protetor solar. Como já citei acima, existem protetores em creme, géis, oil-free e spary, e a escolha depende do seu tipo de pele. De acordo com os especialistas, o protetor solar cremoso oferece uma melhor capacidade de resistir à água, suor e fricção, porém, todos são submetidos a testes rigorosos de qualidade. Sendo assim, escolha aquele que lhe deixará mais confortável.
Na sexta dica falaremos sobre protetores solar manipulados. A Anvisa exige da indústria a comprovação do FPS e da proteção UVA, o que não é exigido para os formulados, por isso não há como saber ao certo qual o FPS e a proteção UVA que um produto manipulado oferece, além destes conterem muitas outras substâncias como ativos regeneradores, matificantes, hidratantes, antioxidantes que podem comprometer a estabilidade e a eficácia da fórmula. Na dúvida, opte por um protetor solar industrializado, assim você terá certeza que está protegendo a sua pele.

E por último, vai algumas dicas que devem ser usadas juntamente com o protetor solar para evitar danos a sua pele. Anote aí: 

* Usar camisa ou camiseta de manga longa (100% poliester) para proteger os braços e ombros;

* Usar chapéu com abas para proteger o couro cabeludo, rosto e pescoço;

* Respeitar os horários recomendados, nunca é demais citar que é proibido tomar sol das 10:00 horas até as 16:00 horas;

* Usar óculos com fator de proteção UV de 400+ (conversão de segurança);

* Usar protetor solar labial com fator de proteção de no mínimo 15;

* Cuidado com o mormaço, ele também queima a pele. Mesmo em dias nublados você deve usar protetor solar e seguir as dicas citadas acima.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...