Descubra se Você tem Transtorno de Ansiedade

Ficar ansioso(a) de tempos em tempos é algo muito normal, afinal, vivemos numa sociedade estressante e com a correria do dia-a-dia é impossível não ficar nervoso(a). Citando meu exemplo, fico extremamente nervosa quando tenho que falar em público e evito ao máximo qualquer situação que envolva palestras, apresentações, etc. Porém, existem pessoas que não ficam nervosas em determinados momentos, mas em todos os momentos da vida. E nesta postagem, darei uma pincelada, de maneira clara e objetiva sobre o Transtorno de Ansiedade.

Para começar vou citar os principais sinais desse transtorno. Confira:

Excesso de Preocupação - as pessoas ansiosas se preocupam demais com as coisas do cotidiano. Surgem pensamentos persistentes que tomam conta da vida por dias, meses e causam bastante sofrimento.

Tensão Muscular - ansiedade exagerada também causa dores pelo corpo. Normalmente isso ocorre quando passamos por um grande estresse físico, como um teste por exemplo, mas as pessoas ansiosas sentem constantemente com essas dores. 

Problemas de sono - pessoas ansiosas não dormem direito, pois ao deitar na cama, ao invés de dormir elas buscam soluções para todos os tipos de problemas do cotidiano.

Perfeccionismo exagerado - há pessoas perfeccionistas e há aquelas que são perfeccionistas ao extremo, que se cobram constantemente e que acham que poderiam ter feito algo ainda melhor, estas sofrem com isso.

Medo e Pânico - pessoas ansiosas sentem muito medo de coisas que imaginam que possa acontecer, elas tentam prever o futuro e sempre de maneira mais drástica do que o normal. Outro problema enfrentado pelos ansiosos são as crises de pânico que surgem de repente e podem durar vários minutos, até horas.

Comportamentos compulsivos - geralmente, as pessoas ansiosas apresentam um ou vários comportamentos compulsivos. Cito dois exemplos: lavar as mãos sempre que tocar em algum objeto e contar os números das placas de carro toda vez que sai na rua, isso acaba virando um ritual que controla a vida da pessoa.

Flasbacks - todos nós revivemos alguns momentos, mas os ansiosos revivem constantemente momentos traumáticos, principalmente aqueles momentos em que se sentiram ridicularizados perante outras pessoas.

Medo de falar em público - esse medo conheço muito bem, odeio falar em público, trabalhei como professora durante algum tempo, nem sei como consegui dar as aulas, porque basta olhar para frente e ver que tem um grupo de pessoas (podem ser cinco ou cinquenta) me olhando, já travo, começo a suar e esqueço tudo que devo falar. Mas isso ocorre comigo somente no momento em que sou o centro das atenções, já as pessoas ansiosas passam horas, dias e até semanas preocupadas com o fatídico momento.

Estão aqui alguns sintomas de ansiedade, no entanto, meus artigos tem a simples missão de passar informações rápidas, por isso não aprofundei o assunto (nem poderia, pois não tenho conhecimento médico e nem de causa), mas caso você perceba que possui a maioria dos sintomas citados acima, procure a orientação médica. Somente um especialista pode dar um diagnóstico preciso sobre o Transtorno de Ansiedade.

E um trabalho bastante interessante sobre o Transtorno de Ansiedade é do fotógrafo Aaron Tilley e o produtor Kyle Bean que tentaram passar em um ensaio artístico surpreendente, a sensação de desconforto ocasionada nos ansiosos diante de situações que estão prestes a acontecer.

Confira a seguir todas as imagens:

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...