Conheça a Arte de Marcel Marlier

Navegando na Internet, me encantei pelas ilustrações do artista belga Marcel Marlier, então decidi pesquisar e compartilhar algumas dessas através do blog. Marcel Marlier nasceu em 18 de Novembro de 1930, na cidade de Herseaux, Bélgica, perto da fronteira francesa. Aos dezasseis anos, inscreveu-se no Curso de Artes Decorativas na Escola de Saint-Luc de Tournai. Em Julho de 1951, terminou os seus estudos com distinção. Voltaria a Saint-Luc como professor a partir de 1953.

Ainda estudante, Marcel Marlier é premiado pelo seu talento ao vencer um concurso de desenho organizado pelas edições La Procure de Namur, iniciando aí uma colaboração, que durará mais de 25 anos. Para esta editora, ilustra, entre outras coleções, os dois manuais escolares que mais marcaram uma geração de estudantes franceses: Je lis avec Michel et Nicole e Je calcule avec Michel et Nicole.

Em 1951 integrou a equipe da Casterman ilustrando algumas das obras dos grandes clássicos da literatura mundial: Alexandre Dumas, Pearl Buck, Condessa de Ségur ou Madame le Prince de Beaumont. Ilustrou a coleção infantil Farandole.

Em 1954 inicia a sua colaboração com Gilbert Delahaye criando o universo da Anita. Nada fazia antever que, 52 anos depois, iria continuar a ilustrar essa coleção. Em 1969, ainda na Casterman, cria a colecção Jean-Lou et Sophie, da qual é ao mesmo tempo autor e ilustrador.

O 1º livro (Martine à la ferme) surgiu em 1954, e o sucesso foi imediato. Em cada país onde o livro foi traduzido, Martine ganhou um novo nome adaptado à cultura local (Tiny, Debbie, Maja, Marika, Mary; Steffi, Cristina).

Conheça algumas das ilustrações:

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...