Assuntos e Achados da Scheila: Dicas para Tratar Foliculite nas Coxas e Bumbum

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dicas para Tratar Foliculite nas Coxas e Bumbum

A foliculite é uma inflamação que aparece na pele, em formato de bolinhas ou cravinhos na pele, principalmente, na região das pernas e bumbum. Essa inflamação pode vir acompanhada de pus e provocar o surgimento de espinhas nas regiões afetadas.
Dicas para tratar foliculite nas pernas e bumbum
De acordo com os dermatologistas, a foliculite é uma infecção dos folículos pilosos, podendo ser ocasionada por bactérias (estafilococos), isso ocorre quando a pele está ressecada, a bactéria se aproxima do pelo, ocasionando a inflamação. 

Já a psedofoliculite, geralmente ocorre devido a depilação, principalmente, depilação com lâmina que corta a haste dos pelos, deixando a pele áspera e ressecada. Ocorre muito nos homens devido ao corte dos pelos da barba.

As causas são inúmeras, podendo ser:

Depilação com cera - é a principal causa do surgimento da foliculite, pois quando os pelos são arrancados pela raiz eles tem maior dificuldade de sair à superfície devido ao entupimento da glândula sebácea.

A dica é alternar depilação com cera e depilação com lâmina, aproveite para conhecer as Verdades sobre a depilação com lâmina.

Roupas apertadas - tecidos sintéticos e jeans são grandes colaboradores do surgimento da foliculite, principalmente na virilha, bumbum e coxas, já que esses tecidos deixam a região mais quente e úmida, deixando o ambiente propício para a proliferação das bactérias.

A dica é evitar calças muito coladas ao corpo e optar por roupas de tecidos leves e confortáveis.

Lâmina de depilar - usar a lâmina de depilar de forma incorreta só vai agravar o problema.

A dica é usar aparelhos descartáveis, caso optar por aparelhos reutilizáveis, mantenha o aparelho limpo, em local seco e fechado.

Evite:

* tomar banhos muito quentes e prolongados;

* passar hidratantes na região afetada;

* utilizar a lâmina de maneira delicada, sem forçar a depilação na região afetada;

* cutucar, espremer ou arrancar os pelos encravados com a pinça;

O que fazer para resolver o problema:


Loções calmantes - após depilar a pele, é muito importante acalmá-la com uma solução calmante a base de camomila ou calêndula.

Esfoliar sempre - a esfoliação vai manter a pele lisinha e livre das impurezas que dificultam a saída dos pelinhos à superfície da pele. Mas é preciso tomar cuidado quando a pele estiver muito irritada, pois pode machucar ainda mais a pele e agravar o problema.

Existem vários esfoliantes bons no mercado que possuem agentes bactericida na fórmula, como por exemplo o triclosan. Porém, a minha dica pessoal é fazer uma esfoliação caseira, na postagem Esfoliação para o corpo você vai encontrar uma receita que uso e não abro mão, pois é excelente. Para os homens é indicado fazer uma esfoliação facial.

A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana para não machucar a pele.

Depilação a laser - esse tipo de depilação irá remover os pelos completamente, mas são necessárias várias sessões e o custo é alto, porém, o investimento compensa para quem sofre muito com a foliculite.

No entanto, se você não tem condições de fazer a depilação a laser, a dica é manipular cremes com princípios ativos como: ureia, ácido retinoico, peróxido de benzoíla e ácido salicílico.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!

UM POUCO DE MIM

Minha foto

Sou brasileira, paranaense, moro em Guarapuava. Sou Engenheira Agrônoma por formação, escritora por vocação e blogueira por paixão. Criei o blog Assuntos e Achados da Scheila para compartilhar dicas sobre o universo feminino. Um espaço feito com amor, dedicação e muita responsabilidade!!

TODOS OS ASSUNTOS E ACHADOS DA SCHEILA

Alisamento Caseiro (5) Artes e Afins (8) Artesanato (31) Artesanato Sustentável (7) Cabelos (138) Coloração (12) Como Usar (24) Comportamento (10) Condicionador Caseiro (5) Cortes (19) Crescimento dos Cabelos (3) Cuidando das Unhas (4) Cuidando do Corpo (8) Cuidando do Rosto (7) Cuidando dos Pés (3) Culinária (49) Demaquilante Caseiro (2) Depilação (8) Dicas Antienvelhecimento (4) Dicas de Livros (31) Dicas de Moda (2) Dicas Diversas (48) Dicas para as Mãos (2) Dicas para as Unhas (3) Dicas para o Corpo (13) Dicas para o Rosto (16) Dicas Práticas (3) Dicas sobre Cabelos (3) DIY (25) Esfoliante Caseiro (8) Estilo e Tendências (27) Estrias (7) Faça Você Mesma (2) Gel Caseiro (3) Hidratante Caseiro (3) Inspiração de Look (17) Inspirações (1) Inverno 2016 (5) Leave-in Caseiro (3) Lifting Caseiro (2) Loção Caseira (10) Mãos (2) Maquiagem (50) Máscara Capilar Caseira (9) Máscara Facial Caseira (11) Minhas Crônicas (699) Moda (9) Moldes (2) Notícias da Moda (42) Peeling Caseiro (2) Pele (100) Pensamentos e Poesias (167) Penteados (29) Plus Size (2) Prevenção e Tratamento (10) Receitas Caseiras (162) Recuperar Danos (3) Relacionamentos (3) Renda Extra (6) Sabonete Caseiro (6) Sapatos (12) Saúde (37) Shampoo Caseiro (11) Sobrancelhas (2) Testes de Produtos (10) TOP 5 (38) Tratamento Capilar Caseiro (25) Tratamento Facial Caseiro (4) Tratamentos (29) Tratamentos Naturais (6) Tratamentos Químicos (2) Truques de Beleza (8) Truques e Testes (24) Unhas (59) Vida Saudável (12) Virou Filme (13)