Conheça os Benefícios dos Alimentos Roxos

A cor dos alimentos é o fator determinante do valor nutritivo e os alimentos de cor roxa merece destaque, pois são ricos em antioxidantes e ainda ajudam na prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

Entre os alimentos que possuem essa coloração podemos citar algumas frutas como a amora, figo, uva roxa, jabuticaba, açaí, mirtilo e ameixa, e as hortaliças são a beterraba, repolho, cebola roxa, alho roxo, batata, e berinjela. Mas para que você usufrua dos benefícios destes alimentos, é necessário consumi-los regularmente.
Conheça os benefícios dos alimentos roxos
O alto índice de antioxidantes encontrados nos alimentos roxos ajudam no combate dos radicais livres, proporcionando longevidade das células, além de retardar o envelhecimento precoce.

Diversas pesquisas científicas apontam os alimentos de coloração arroxeada como responsáveis por aumentar a imunidade, garantindo a proteção do organismo contra infecções, por exemplo. 

E o principal responsável por esses benefícios é a antocianina, uma pigmentação natural que produz a cor púrpura. A antocianina é um dos antioxidantes mais poderosos, capaz de proteger o organismo contra o câncer. 

Além da antocianina, os alimentos roxos também são ricos em flavonoides, um fitoquímico poderoso que é essencial para as células se manterem saudáveis. E lembrando também, que esses alimentos previnem doenças cardiovasculares e obesidade.

No entanto, todos esses benefícios dos alimentos arroxeados são perdidos no calor, portanto, para obter resultados satisfatórios, é importante consumi-los crus ou cozidos rapidamente à vapor. 

Algumas dicas para aproveitar todos os benefícios dos alimentos de cor roxa:

* Temperar a salada de repolho roxo com vinagre balsâmico;
* Os figos podem ser consumidos juntamente, com nozes;
* As ameixas podem ser grelhadas e salpicadas com canela.
* As uvas devem ser consumidas com casca;
* A jabuticaba pode ser adicionada ao suco de abacaxi ou limão.

As possibilidades de variar o cardápio com esses alimentos é infinita, portanto, incorpore-os na sua alimentação diária e o seu organismo irá te agradecer. Aproveite para Conhecer os benefícios das frutas amarelas.

Beijos da Scheila!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Looks Brancos para Usar na Virada do Ano

Aprenda a Fazer Shampoo Antirresíduos Caseiro