Dica de Livro: Ensaio Sobre a Cegueira - Assuntos e Achados da Scheila

8/03/2018

Dica de Livro: Ensaio Sobre a Cegueira

Sinopse: No trânsito, de repente, um motorista é acometido por uma cegueira branca. Esse foi apenas o primeiro caso de uma “epidemia” que, pouco a pouco, se alastra pela cidade. Até um oftalmologista, que já estava intrigado que esse surto, perde a visão. A cegueira repentina se torna um problema de Estado, que resolve isolar os cegos em um manicômio por causa do medo de contaminação. Nesse contexto, a mulher do médico finge cegueira
para acompanhar o marido em seu isolamento. Ninguém mais sabe que ela está cega. No manicômio, os cegos se dividem em celas, organização providencial quando o governo deixa de entregar comida a eles. A partir de então, a luta pela sobrevivência se torna sórdida e agressiva. Nessa situação de isolamento, acontece de tudo: briga, morte, estupro… A mulher do médico, única que enxerga, vê sem ser vista e se horroriza com a miséria física e moral de tudo que vê. Quando saem do manicômio, a situação caótica da cidade e a busca por parentes ainda vivos tornam a liberdade tão assustadora quanto a “prisão”.

Opinião: Que livro colossal! Essa foi minha primeira impressão desta obra de José Saramago. Ensaio Sobre a Cegueira é um livro incômodo, mas acima de tudo, reflexivo. A verdadeira cegueira não está na deficiência visual, os verdadeiros cegos enxergam, mas são: "Cegos que, vendo, não veem." (pág. 310).  Não se trata apenas de pessoas que ficam cegas repentinamente e precisam lidar com isso, a "cegueira branca" nos dá a dimensão da cegueira que acomete o mundo que vivemos, a falta de empatia e amor ao próximo.

A história prendeu minha atenção desde a primeira linha. A cada página que eu lia, mais agoniada eu ficava, me imaginei vivendo nesse mundo descrito no livro. Como seria se de uma hora para outra todos ficássemos cegos? Terrível, certamente. A luta pela sobrevivência transforma os seres humanos em seres totalmente irracionais. As pessoas perdem sua dignidade, tornam-se selvagens e cometem todo tipo de barbárie. 

A história é chocante, mas incrível. A leitura é difícil devido a forma como os diálogos são apresentados, mas vale a pena ler. Ensaio Sobre a Cegueira é um livro essencial no currículo de todos os leitores.

Minha Nota: 1star1star1star1star1star

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!