Dica de Livro: O Fantasma de Canterville - Assuntos e Achados da Scheila

9/30/2018

Dica de Livro: O Fantasma de Canterville

Dica de Livro: O Fantasma de Canterville
Sinopse: No fim do século XIX, na Inglaterra, a família de um diplomata norte-americano, os Otis, ignora todos os avisos da região e decidem comprar a Reserva de Caça Canterville, uma propriedade assombrada há 300 anos por um misterioso fantasma. O diplomata, sua esposa, seu filho mais velho, a filha do meio e seus dois gêmeos, educados no estilo prático dos republicados
dos Estados Unidos, não deram a mínima para as antigas lendas inglesas que, para eles, não passavam deinvencionices.

Opinião: Publicado pela primeira vez em 1887, esse conto gótico escrito por Oscar Wilde é uma história de um fantasma incapaz de cumprir sua missão básica: assustar as pessoas. No entanto, o escritor usa do humor para ironizar e criticar certos valores existentes na sua época.

O protagonista desta história é o fantasma Sir Simon, que está a 300 anos assustando os moradores do Castelo de Canterville. Quando o embaixador Mister Hiram B. Otis compra a mansão, ele é alertado sobre a existência de um fantasma, um antigo membro da família Canterville. No entanto, o novo proprietário não se importa com esse fato. Logo, sua esposa e seus quatro filhos: whashington, Virgínia e os gêmeos, decidem se mudar para a mansão.

Na chegada Mrs. Otis já encontra uma mancha de sangue no saguão da residência, fato que a deixa de cabelo em pé, em razão de estragar o assoalho da sala. A governanta lhe conta que ali ocorreu um assassinato, e que nunca ninguém conseguiu tirar essa mancha. Mas Mrs. Otis resolve provar que é possível retirará-la, porém, a mancha reaparece diariamente. O fantasma resolve então aparecer para a família, acostumado com gritos assustados, o fantasma é surpreendido com a tranquilidade da família. Sentindo-se humilhado, o fantasma decide se empenhar ao máximo para aterrorizar essa família, frustando-se a cada nova tentativa fracassada.

O Fantasma de Canterville é um conto bem-humorado recheado de críticas à sociedade inglesa (e suas crendices) e aos americanos (pelo materialismo exagerado). O cinismo e o sarcasmo estão presentes nessa obra da primeira à última página. É um livro de leitura rápida e prazerosa. O livro físico é ilustrado, tornando a leitura ainda mais agradável. Sem dúvida, este é um clássico literário obrigatória na estante de todos os leitores.

Minha Nota: 1star1star1star1stargray

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita!! Beijos da Scheila!!