Pular para o conteúdo principal

Livro: O Assassinato de Roger Ackroyd

Livro
Não é segredo o quanto sou fã de Agatha Christie, suas obras atiçam minha imaginação, mas nunca acerto quem é o assassino. Em O Assassinato de Roger Ackroyd não foi diferente, o assassino estava ali, bem na minha frente, mas fiquei tão hipnotizada com a história que não captei as pistas óbvias. Também adoraria ter um vizinho com hábitos excêntricos que cultivava abóboras em seu quintal...

Publicado em 1926, O Assassinato de Roger Ackroyd é o sétimo livro escrito pela autora e o primeiro grande sucesso de Agatha Christie. A história se passa em King’s Abbott, uma pequena vila da Inglaterra onde todos se conhecem (e falam uns dos outros). Nesse pacato vilarejo três mortes chocam os moradores; Ashley Ferrars, sua esposa Dorothy e o empresário Roger Akroyd. Todos eles morreram em circunstâncias misteriosas, o que vem tirando o sossego de Miss Sheppard, uma solteirona especializada em bisbilhotar a vida alheia. Ela é irmã médico James Sheppard, ambs vizinhos do detetive Hercule Poirot...

Além de ser fã de Agatha Christie, também tenho fascínio pelo seu personagem mais famoso, Hercule Poirot. É delicioso ver o pequeno detetive em ação, seu comportamento egocêntrico e seus métodos brilhantes tem o poder de me transportar para dentro da história (me torno uma borboletinha pousada no ombro de Poirot acompanhando-o em todos os lugares). 

O Assassinato de Roger Ackroyd é uma obra-prima da "Rainha do Crime" e um dos grandes clássicos da literatura policial. Agatha Christie é conhecida por concluir suas histórias de maneira surpreendente, mas este livro tem um final avassalador, daqueles que permanecerá na memória do leitor por muitos anos.