Pular para o conteúdo principal

Conto: Primavera Vermelha

Conto
Primavera Vermelha é um conto publicado originalmente em 1968, na revista Ubris, e reunido a outros contos de Stephen King no livro Sombras da Noite, publicado em 1978. Foi um dos melhores contos que li de King, a história é simples: um homem (narrador) relembra acontecimentos de oito anos atrás, época que ele estava cursando no New Sharon College. Suas lembranças são nostálgicas, quase melancólicas.

O título se refere a um conceito de uma uma primavera "falsa", como um verão indiano, ou seja, um período de clima quente que ocorre mais cedo do que o esperado e não dura, eventualmente cedendo lugar a outro período de frio congelante. A narrativa é envolvente e carregada de mistérios. Há uma boa dose dramática, King também usou certos floreios românticos que deixaram o conto quase lírico. 

Primavera Vermelha tem uma reviravolta atordoante no final, daqueles desfechos que dificilmente o leitor esquece. No parágrafo final nos é dada a perspectiva de um provável serial killer, mas este alguém não está totalmente ciente de suas próprias ações. Sem dúvida foi uma reviravolta eficaz, King incorpora a verdade na história de forma natural. Ao reler o conto, já ciente da verdade, consegui captar todas as pistas que levavam ao verdadeiro assassino. Por fim, Primavera Vermelha é um ótimo conto do mestre do terror.