Pular para o conteúdo principal

Livro: Ensaio Sobre a Cegueira

Livro
Que livro colossal! Essa foi minha primeira impressão desta obra de José Saramago. Ensaio Sobre a Cegueira é um livro incômodo, mas acima de tudo, reflexivo. A verdadeira cegueira não está na deficiência visual, os verdadeiros cegos enxergam, mas são: "Cegos que, vendo, não veem." (pág. 310).  Não se trata apenas de pessoas que ficam cegas repentinamente e precisam lidar com isso, a "cegueira branca" nos dá a dimensão da cegueira que acomete o mundo que vivemos, a falta de empatia e amor ao próximo.

A história prendeu minha atenção desde a primeira linha. A cada página que eu lia, mais agoniada eu ficava, me imaginei vivendo nesse mundo descrito no livro. Como seria se de uma hora para outra todos ficássemos cegos? Terrível, certamente. A luta pela sobrevivência transforma os seres humanos em seres totalmente irracionais. As pessoas perdem sua dignidade, tornam-se selvagens e cometem todo tipo de barbárie. 

A história é chocante, mas incrível. A leitura é difícil devido a forma como os diálogos são apresentados, mas vale a pena ler. Ensaio Sobre a Cegueira é um livro essencial no currículo de todos os leitores.