Pular para o conteúdo principal

Livro: Noites Brancas

Livro
 A experiência de ler uma obra de Fiódor Dostoiévski é indescritível. Acredito que cada leitor é despertado por sensações e emoções únicas, pois seus livros exigem dedicação, muita dedicação. 

Noites Brancas foi o primeiro livro que li de Dostoiévski, no entanto, para compreender a complexidade de suas obras precisei recorrer à modalidade dos livros narrados. Atualmente sou uma das maiores consumidoras de audiolivros, pela praticidade e por conseguir me conectar dentro das histórias com maior facilidade.

Noites Brancas foi escrito em 1848, pouco antes do escritor ir para a prisão na Sibéria e é considerada a obra mais significativa da primeira fase literária de Fiódor Dostoiévski. Narrado em primeira pessoa, o livro transporta o leitor para São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos o Sonhador, um rapaz solitário que nos apresenta as famosas noites brancas (período do ano em que os dias são mais longos que as noites). Muito tímido, o Sonhador vai nos apresentando sua cidade enquanto faz passeios e imagina diálogos memoráveis com seres imagináveis. 

Em um desses passeios, o protagonista se depara com uma jovem mulher, muito triste, o destino então o coloca frente a frente com Nástienka. Um forte laço de amizade surge entre eles, logo um outro sentimento, intenso e profundo, ocupa o coração do Sonhador, porém, o passado da moça impede que a mesma corresponda esse amor. Mesmo assim, o protagonista nutre uma esperança dentre de si, de um dia conquistar o coração de Nástienka.

Em Noites Brancas, Dostoiévski escreve o amor na sua essência: real e utópico, belo e melancólico, revelando o que há de mais bonito no ser humano; a capacidade de amar incondicionalmente. 

Noites Brancas é uma história lindamente triste, com personagens profundos e inesquecíveis, é dessas histórias que arrebatam todos aqueles que acreditam na pureza do verdadeiro amor. O protagonista consegue comover o leitor com sua maneira singela de ver a vida. Terminei a leitura deste livro extremamente melancólica e eufórica ao mesmo tempo. Fiódor Dostoiévski é, sem dúvida, o maior escritor de todos os tempos que merece o lugar de destaque em toda estante.

Veja também:

Amor Demais

 " Amor Demais " é mais um romance teen insonso que tenta ser relevante no que propõe, mas não traz nada significativo no enredo. Na trama, uma adolescente ( Mia Jenkins ) vai morar na Itália em busca de um recomeço após perder o irmão. Ela começa a namorar o aluno exemplar ( Luca Melucci ) de sua nova escola, mas quando conhece o melhor amigo ( Pepe Barroso ) dele, uma forte atração surge entre eles e ela se vê dentro de um triângulo amoroso explosivo. Depois de assistir o filme não sinto nenhuma vontade de ler o livro, a história contada é genérica, rasa e sem emoção. Os diálogos soam artificiais e o triângulo amoroso não convence. Faltou enredo. Faltou entrega dos artistas. Faltou química. Assistir " Amor Demais " foi total perda de tempo. Título original:   Love Me Love Me Direção:   Roger Kumble Ano de lançamento:  2026 Gêneros:  Drama , Romance

Meu Ano em Oxford

 " Meu Ano em Oxford " é um filme de comédia romântica baseado no livro de mesmo nome da autora  Julia Whelan , publicado em 2018. Conta a história de uma ambiciosa estudante de Nova York ( Sofia Carson ) que realiza seu sonho de infância: passar um ano na renomada Universidade de Oxford , no Reino Unido. Sua determinação em focar apenas nos estudos é testada quando entra em sua vida o charmoso professor de literatura ( Corey Mylchreest ). Um romance inesperado tem início, no entanto, alguns segredos vem à tona abalando essa história de amor. Embora passe uma mensagem significativa e visualmente seja muito bonito, " Meu Ano em Oxford " é uma comédia romântica comum tentando dar profundidade à história contada, mas naufraga na própria previsibilidade. O começo promissor desaparece conforme a trama avança. A infinidade de clichês atrapalha qualquer experiência positiva. Até entendo que seja difícil fugir dos estereótipos, mas já assisti várias filmes do gênero que fi...

Procura-se Gonker

  " Procura-se Gonker " é um filme que vai emocionar quem ama animais. Só quem já perdeu um animal de estimação conhece a angustia de ter seu melhor amigo sozinho correndo diversos perigos. Mesmo diante das incertezas, o importante nessas horas é nunca perder a fé e acreditar que o animalzinho vai voltar para a família.  A premissa é simples, é fácil de entender e acompanhar. Tem alguns momentos tediosos, mas no geral é um filme interessante, que além de explorar a incansável busca da família por seu cão, também mostra o amadurecimento da relação entre pai ( Rob Lowe ) e filho ( Johnny Berchtold ). O cachorro foi o elo de reaproximação da família. Não é o melhor filme de cachorros que você vai assistir, mas é comovente e irá te fazer derramar algumas lágrimas. Quem gosta de cães não ficará desapontado. Título original:   Dog Gone Direção:   Stephen Herek Ano de lançamento:  2023 Gêneros:  Drama ,  Aventura ,  Biografi a,  Família