Pular para o conteúdo principal

Livro: Noites Brancas

Livro
 A experiência de ler uma obra de Fiódor Dostoiévski é indescritível. Acredito que cada leitor é despertado por sensações e emoções únicas, pois seus livros exigem dedicação, muita dedicação. 

Noites Brancas foi o primeiro livro que li de Dostoiévski, no entanto, para compreender a complexidade de suas obras precisei recorrer à modalidade dos livros narrados. Atualmente sou uma das maiores consumidoras de audiolivros, pela praticidade e por conseguir me conectar dentro das histórias com maior facilidade.

Noites Brancas foi escrito em 1848, pouco antes do escritor ir para a prisão na Sibéria e é considerada a obra mais significativa da primeira fase literária de Fiódor Dostoiévski. Narrado em primeira pessoa, o livro transporta o leitor para São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos o Sonhador, um rapaz solitário que nos apresenta as famosas noites brancas (período do ano em que os dias são mais longos que as noites). Muito tímido, o Sonhador vai nos apresentando sua cidade enquanto faz passeios e imagina diálogos memoráveis com seres imagináveis. 

Em um desses passeios, o protagonista se depara com uma jovem mulher, muito triste, o destino então o coloca frente a frente com Nástienka. Um forte laço de amizade surge entre eles, logo um outro sentimento, intenso e profundo, ocupa o coração do Sonhador, porém, o passado da moça impede que a mesma corresponda esse amor. Mesmo assim, o protagonista nutre uma esperança dentre de si, de um dia conquistar o coração de Nástienka.

Em Noites Brancas, Dostoiévski escreve o amor na sua essência: real e utópico, belo e melancólico, revelando o que há de mais bonito no ser humano; a capacidade de amar incondicionalmente. 

Noites Brancas é uma história lindamente triste, com personagens profundos e inesquecíveis, é dessas histórias que arrebatam todos aqueles que acreditam na pureza do verdadeiro amor. O protagonista consegue comover o leitor com sua maneira singela de ver a vida. Terminei a leitura deste livro extremamente melancólica e eufórica ao mesmo tempo. Fiódor Dostoiévski é, sem dúvida, o maior escritor de todos os tempos que merece o lugar de destaque em toda estante.

Veja também:

Agora Seremos Felizes

 " Agora Seremos Felizes " é um filme que humaniza os personagens, isso o torna especial e nos faz sentir-se como um membro da família Smith. É fácil rir com eles, sofrer por eles e torcer para que seus sonhos se tornem realidade. O destaque, sem dúvida, fica para a talentosa  Judy Garland , que interpreta a sonhadora Esther , sua meiguice, simplicidade e voz encanta o público, mesmo passado tantas décadas. Não é um clássico, mas é uma obra inesquecível que certamente irá te deixar com um sorriso largo no rosto. É charmoso, singelo e cativante, perfeito para ser assistido em qualquer época do ano. Título original:   Meet Me in St. Louis Direção:   Vincente Minnelli Ano de lançamento:  1944 Gêneros:  Comédia , Drama , Romance , Musical , Família

Os Girassóis da Rússia

 Essa é a história de amor de um casal que foi separado durante a Segunda Guerra Mundial . Fala sobre amor, solidão, renúncia e mostra a fragilidade das relações humanas. " Os Girassóis da Rússia " é daqueles romances inesquecíveis, que mistura belíssimas paisagens com trilha sonora impecável, além da atuação maravilhosa da dupla Sophia Loren e Marcello Mastroianni . A história contada é um tributo aos amores perdidos pelo caminho, casais que por algum motivo foram separados fisicamente, mas jamais conseguiram apagar as lembranças do tempo passado juntos. Considerado por muitos como um dos maiores romances já produzidos pelo cinema, " Os Girassóis da Rússia " carrega alta carga dramática, que o torna marcante e atrativo a todos que apreciam o gênero. Encanta, emociona e ainda desperta reflexões sobre valores conjugais. Título original:   I Girasoli Direção:   Vittorio De Sica Ano de lançamento:  1970 Gêneros: Drama , Romance ,  Guerra

Natal no Riacho

 O canal Hallmark tem produções de Natal bem variadas, alguns filmes são fracos, outros estão acima da média e tem aqueles que são ótimos. Eu tenho verdadeira paixão por filmes de Natal , tento assistir o máximo de filmes possíveis dessa temática e acredito que sei reconhecer quando um filme é realmente bom. E, " Natal no Riacho "   faz parte dos filmes surpreendentemente bons.  O enredo apesar de previsível em alguns pontos, é bem trabalhado. Apresenta uma bela e comovente história. Uma desenvolvedora de aplicativos de Chicago focada na carreira retorna à sua pequena cidade onde nasceu. Ela não tem espírito festivo e não acredita na magia do Natal, mas algo na cidadezinha a fará mudar de ideia. As locações são simplesmente lindas e a trilha sonora casa perfeitamente com a história contada. Os diálogos são interessantes e os personagens tem carisma e charme, principalmente o casal protagonista  (Tori Anderson e  Stephen Huszar ). Título original:   Return...