Pular para o conteúdo principal

Livro: Noites Brancas

Livro
 A experiência de ler uma obra de Fiódor Dostoiévski é indescritível. Acredito que cada leitor é despertado por sensações e emoções únicas, pois seus livros exigem dedicação, muita dedicação. 

Noites Brancas foi o primeiro livro que li de Dostoiévski, no entanto, para compreender a complexidade de suas obras precisei recorrer à modalidade dos livros narrados. Atualmente sou uma das maiores consumidoras de audiolivros, pela praticidade e por conseguir me conectar dentro das histórias com maior facilidade.

Noites Brancas foi escrito em 1848, pouco antes do escritor ir para a prisão na Sibéria e é considerada a obra mais significativa da primeira fase literária de Fiódor Dostoiévski. Narrado em primeira pessoa, o livro transporta o leitor para São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos o Sonhador, um rapaz solitário que nos apresenta as famosas noites brancas (período do ano em que os dias são mais longos que as noites). Muito tímido, o Sonhador vai nos apresentando sua cidade enquanto faz passeios e imagina diálogos memoráveis com seres imagináveis. 

Em um desses passeios, o protagonista se depara com uma jovem mulher, muito triste, o destino então o coloca frente a frente com Nástienka. Um forte laço de amizade surge entre eles, logo um outro sentimento, intenso e profundo, ocupa o coração do Sonhador, porém, o passado da moça impede que a mesma corresponda esse amor. Mesmo assim, o protagonista nutre uma esperança dentre de si, de um dia conquistar o coração de Nástienka.

Em Noites Brancas, Dostoiévski escreve o amor na sua essência: real e utópico, belo e melancólico, revelando o que há de mais bonito no ser humano; a capacidade de amar incondicionalmente. 

Noites Brancas é uma história lindamente triste, com personagens profundos e inesquecíveis, é dessas histórias que arrebatam todos aqueles que acreditam na pureza do verdadeiro amor. O protagonista consegue comover o leitor com sua maneira singela de ver a vida. Terminei a leitura deste livro extremamente melancólica e eufórica ao mesmo tempo. Fiódor Dostoiévski é, sem dúvida, o maior escritor de todos os tempos que merece o lugar de destaque em toda estante.

Veja também:

Meu Ano em Oxford

 " Meu Ano em Oxford " é um filme de comédia romântica baseado no livro de mesmo nome da autora  Julia Whelan , publicado em 2018. Conta a história de uma ambiciosa estudante de Nova York ( Sofia Carson ) que realiza seu sonho de infância: passar um ano na renomada Universidade de Oxford , no Reino Unido. Sua determinação em focar apenas nos estudos é testada quando entra em sua vida o charmoso professor de literatura ( Corey Mylchreest ). Um romance inesperado tem início, no entanto, alguns segredos vem à tona abalando essa história de amor. Embora passe uma mensagem significativa e visualmente seja muito bonito, " Meu Ano em Oxford " é uma comédia romântica comum tentando dar profundidade à história contada, mas naufraga na própria previsibilidade. O começo promissor desaparece conforme a trama avança. A infinidade de clichês atrapalha qualquer experiência positiva. Até entendo que seja difícil fugir dos estereótipos, mas já assisti várias filmes do gênero que fi...

Receita da Semana: Sobremesa Gelada de Abacaxi

Oieee Meninas!! Estamos no verão e nada melhor para refrescar esses dias quentes, que uma sobremesa gelada de abacaxi. E a receita gastronômica de hoje é bem fácil de fazer e fica deliciosa.  Confira a receita: Você vai precisar: - 01 abacaxi grande; - 02 xícaras (chá) de açúcar cristal; - 02 ovos; - 01 lata de leite condensado; - mesma medida de leite integral; - 01 caixinha de creme de leite. Como fazer: - Primeiramente, retire a casca do abacaxi, você pode usar essa casca pra fazer o  chá emagrecedor de casca de abacaxi ; - Em seguida, pique o abacaxi em pedaços pequenos (retire o talo) e leve ao fogo com o açúcar cristal, deixe cozinhando em fogo baixo até ficar com pouca calda, reserve; - Junte o leite condensado, as gemas e o leite integral e volte ao fogo baixo até engrossar, mexendo sempre com uma colher de madeira, dê preferência; - Coloque em um refratário e deixe esfriar; - Após frio, adicione por cima o doce de abaca...

Uma Fresta no Teto

 " Uma Fresta no Teto " faz parte da remessa de filmes pouco conhecidos do público. Eu nunca tinha ouvido falar e só assisti por causa do título que à princípio achei curioso.  Conta a história de um garoto com traços de psicopatia e perversidade ( Mark Lester ) que fica obcecado por sua madrasta ( Britt Ekland ). Os caminhos tortuosos que essa história percorre são no mínimo perturbadores. Na época do lançamento,  Uma Fresta no Teto  foi censurado em alguns países forçando o diretor a fazer cortes das cenas consideradas inadequadas. A temática abordada é pesada e desconcertante. Assisti a versão sem cortes e algumas cenas são realmente incômodas de ver. Não é um filme fácil de assistir, é perturbador e inquietante, mas garanto que vale a pena. O desfecho surreal pode soar confuso, mas ao meu ver foi uma finalização certeira.  Título original:  La tua presenza nuda! Direção:   Andrea Bianchie , James Kelley Ano de lançamento:  1972 Gênero...