Pular para o conteúdo principal

Livro: Noites Brancas

Livro
 A experiência de ler uma obra de Fiódor Dostoiévski é indescritível. Acredito que cada leitor é despertado por sensações e emoções únicas, pois seus livros exigem dedicação, muita dedicação. 

Noites Brancas foi o primeiro livro que li de Dostoiévski, no entanto, para compreender a complexidade de suas obras precisei recorrer à modalidade dos livros narrados. Atualmente sou uma das maiores consumidoras de audiolivros, pela praticidade e por conseguir me conectar dentro das histórias com maior facilidade.

Noites Brancas foi escrito em 1848, pouco antes do escritor ir para a prisão na Sibéria e é considerada a obra mais significativa da primeira fase literária de Fiódor Dostoiévski. Narrado em primeira pessoa, o livro transporta o leitor para São Petersburgo, na Rússia. Conhecemos o Sonhador, um rapaz solitário que nos apresenta as famosas noites brancas (período do ano em que os dias são mais longos que as noites). Muito tímido, o Sonhador vai nos apresentando sua cidade enquanto faz passeios e imagina diálogos memoráveis com seres imagináveis. 

Em um desses passeios, o protagonista se depara com uma jovem mulher, muito triste, o destino então o coloca frente a frente com Nástienka. Um forte laço de amizade surge entre eles, logo um outro sentimento, intenso e profundo, ocupa o coração do Sonhador, porém, o passado da moça impede que a mesma corresponda esse amor. Mesmo assim, o protagonista nutre uma esperança dentre de si, de um dia conquistar o coração de Nástienka.

Em Noites Brancas, Dostoiévski escreve o amor na sua essência: real e utópico, belo e melancólico, revelando o que há de mais bonito no ser humano; a capacidade de amar incondicionalmente. 

Noites Brancas é uma história lindamente triste, com personagens profundos e inesquecíveis, é dessas histórias que arrebatam todos aqueles que acreditam na pureza do verdadeiro amor. O protagonista consegue comover o leitor com sua maneira singela de ver a vida. Terminei a leitura deste livro extremamente melancólica e eufórica ao mesmo tempo. Fiódor Dostoiévski é, sem dúvida, o maior escritor de todos os tempos que merece o lugar de destaque em toda estante.

Veja também:

A Vila do Natal

 " A Vila do Natal " desperdiçou todo o potencial que tinha e tornou-se uma comédia romântica sem graça e um filme de Natal sem o espírito natalino. O enredo é típico dos filmes natalinos do Hallmark : um mulher bem-sucedida da cidade grande ( Madeline Leon ) decide visitar uma cidadezinha do interior onde encontra o amor de sua vida ( Neil Paterson ), mas situações de pessoas tentam atrapalhar a felicidade do casal. O roteiro segue apenas o básico, não apresentando nenhuma inovação,. Os personagens são caricatos e os diálogos entre eles soam forçados. Nem mesmo o cenário e as músicas natalinas conseguiram captar minha atenção. Faltou inspiração e emoção, ingredientes essenciais para um bom filme de Natal. Título original:   A Christmas Village Direção:   Justin G. Dyck Ano de lançamento:  2018 Gêneros: Comédia romântica ,  Drama

Levada da Breca

 " Levada da Breca " é um dos maiores exemplos de  Screwball Comedy , um gênero esquecido que merece ser assistido. Aqui temos o extremo da comédia, um filme bobinho que tem diálogos rápidos e inteligentes.  E, uma ironia do destino aconteceu, na época do seu lançamento foi um fracasso de bilheteria, mas atualmente é considerado uma das melhores comédias de todos os tempos. É uma obra sublime, dirigido com maestria, escrito com perfeição e interpretado por um elenco estelar. A fotografia é charmosa e acolhedora. As situações são bobas, mas tão engraçadas que impossível não dar boas gargalhadas das aventuras de Susan e David . Katharine Hepburn e Cary Grant tem uma química incrível que contagia.  O desfecho é o melhor de todos os tempos, terminei de assistir sem fôlego de tanto rir.  " Levada da Breca " é uma verdadeira comédia maluca . Um filme formidável e inebriante que merece ser redescoberto por todos os amantes da sétima arte .  Título orig...

Um Conto de Natal Perfeito

 " Um Conto de Natal Perfeito " é uma comédia romântica natalina que segue a fórmula padrão do Hallmark . Conta a história de Carol ( Stephanie Bennett ), uma confeiteira de sucesso na cidade grande, conhece Max ( Preston Vanderslice ) durante as festividades de final de ano, logo iniciam um relacionamento. Quando Max a convida para passar o Natal com sua família, ela acaba entrando em uma disputa insana com a sogra ( Kate Twa ) pela atenção de Max e por uma receita de uma tradicional sobremesa de família . É um filme leve e previsível que não traz nenhum atrativo suficiente para nos deixar empolgados com o desenrolar dos fatos. Tudo é muito genérico e os clichês estão por todos os lados. Não é um filme ruim, mas é um dos mais filmes sazonais mais fracos que assistir do Hallmark. Título original:   A Perfect Christmas Carol   Direção:  Wendy Ord Ano de lançamento:  2024 Gêneros:  Comédia romântica