Pular para o conteúdo principal

Livro: Inferno

Livro

Dan Brown já entrou para minha lista de autores preferidos. Ler seus livros é sempre um deleite, viajo, através das palavras, por lugares fascinantes (museus, catedrais, praças), repletos de belezas artísticas criadas pelas melhores mentes, e acontecimentos históricos riquíssimos.

O livro traz de volta o simbologista Robert Langdon em mais uma aventura rica em detalhes. Desta vez, o famoso professor de Harvard acorda dentro de um hospital sem ter a menor ideia do que aconteceu com ele. Ao conversar com a médica Sienna Brooks, Langdon percebe que está correndo risco de vida.

Com ajuda de Siena, que se mostra uma grande amiga, Langdon busca decifrar a famosa obra de Dante Alighieri: A Divina Comédia e a pintura Mapa do Inferno, de Sandro Botticelli, que surgem durante alguns flashes de memória, à princípio desconfortáveis, mas que ganham sentido à medida que os dois se aprofundam na obra de Alighieri. Durante sua busca frenética por respostas, Langdon nos leva a lugares magníficos, localizados nas cidades de Florença, Veneza e Istambul.

Em Inferno, Dan Brown utiliza A Divina Comédia, de Dante Alighieri, como base da narrativa. Porém, a temática principal é um assunto polêmico, a overpopulation, ou seja, o excesso de pessoas no mundo. Há mais de 7,5 bilhões de pessoas no mundo, e se continuar nesse ritmo, em 2050 haverá 9,6 bilhões de habitantes na Terra. Aumento da população significa escassez de alimentos e de água. No livro, Dan Brown "esfrega na cara" do leitor essa triste verdade: o mundo está ficando super povoado.

Aceitando ou não, chegará o dia que medidas precisarão ser tomadas a fim de conter o crescimento exponencial de pessoas no Planeta. Inferno aponta uma solução, que é apresentada pelo vilão, um bilionário bioquímico suíço chamado Bertrand Zobrist. Deixo aqui a minha opinião mesmo correndo o risco de ser severamente criticada, compartilho da mesma visão do cientista. Acredito que situações extremas pedem medidas extremas. O mundo está ficando lotado, e se nada for feito para controlar o aumento da população, será o fim da raça humana.

Inferno é um livro que recomendo sem ressalva. Quem ler ganhará uma enorme bagagem de conhecimento histórico e artístico. O livro contém muitas informações fáceis de serem absorvidas. Certamente, essa leitura agrega algo a mais no leitor.

Veja também:

Levada da Breca

 " Levada da Breca " é um dos maiores exemplos de  Screwball Comedy , um gênero esquecido que merece ser assistido. Aqui temos o extremo da comédia, um filme bobinho que tem diálogos rápidos e inteligentes.  E, uma ironia do destino aconteceu, na época do seu lançamento foi um fracasso de bilheteria, mas atualmente é considerado uma das melhores comédias de todos os tempos. É uma obra sublime, dirigido com maestria, escrito com perfeição e interpretado por um elenco estelar. A fotografia é charmosa e acolhedora. As situações são bobas, mas tão engraçadas que impossível não dar boas gargalhadas das aventuras de Susan e David . Katharine Hepburn e Cary Grant tem uma química incrível que contagia.  O desfecho é o melhor de todos os tempos, terminei de assistir sem fôlego de tanto rir.  " Levada da Breca " é uma verdadeira comédia maluca . Um filme formidável e inebriante que merece ser redescoberto por todos os amantes da sétima arte .  Título orig...

A Carta de Natal

 " A Carta de Natal " é uma rom-com de Natal leve e despretensiosa, perfeita para ser assistida numa tarde chuvosa de dezembro. A trama arranca risos em vários momentos. Conta a história de uma designer de interiores ( Erin Krakow ) contratada por um programa televisivo de reforma de casas natalinas.  Pouco antes do Natal ela recebe uma carta mágica do Papai Noel revelando que seu grande amor se chama Nick. Nesse meio tempo, três Nicks surgem em sua vida ( Christopher Russell , Kurt Szarka e Benjamin Ayres ), mas ela acaba sentindo uma forte conexão por seu colega de trabalho ( Daniel Lissing ), que se chama Chris. A partir daí, a confusão começa. O enredo não traz grandes surpresas, mas é divertido e envolvente, com diálogos espirituosos e situações hilárias. O elenco todo faz um ótimo trabalho. Confesso que esperava um pouco mais desse filme, ainda assim gostei do que vi. Fãs de filmes natalinos do Hallmark certamente vão curtir. Título original:  Santa Tell Me Direç...

Anjo de Natal

 " Anjo de Natal " traz um conceito semelhante ao de um filme do  Hallmark  que eu gosto bastante,  A Volta do Espírito de Natal  (2017), estrelado por  Rachel Boston  e  Paul Greene . Entretanto, em termos de comparação, este filme fica aquém das expectativas tanto na escrita quanto nas performances do elenco. Falta brilho nos personagens principais, também não senti química entre eles.  A atuação de Chad Michael Murray foi muito robótica, entendo que ele queria retratar um anjo tentando demonstrar emoções humanas, mas ele exagerou nas suas falas e trejeitos. Não foi dessa veze que o canal GAC Family me conquistou. Título original:   Angel Falls Christmas Direção:   Jerry Ciccoritti Ano de lançamento:  2021 Gêneros: Drama ,  Romance