Pular para o conteúdo principal

Saiba o Que é Descolamento das Unhas

Toda mulher quer ser linda, mas para isso é necessário alguns cuidados com o corpo, pele, cabelos e as unhas também devem receber muita atenção, pois são várias doenças que podem destruir a beleza das  suas unhas, a micose é uma delas. 

Outro problema que ocorre nas unhas é o descolamento ou "Onicólise" que deixa a unha com aspecto de oca. Geralmente, esse problema surge da falta de cuidados com as unhas, mas existem diversas causas. 
dicas
Imagem Pixabay


Abaixo você confere algumas dessas possíveis causas:

✔ Unha amarelada e com descamação: se a cor da unha descolada é amarelada e ocorre descamação na lateral dos pés e entre os dedos, pode tratar-se de uma micose de unhas ou onicomicose, esse é o principal motivo das unhas descolarem;

 Todas as unhas descolando: possivelmente é devido ao uso de algum medicamento. Por exemplo, os antibióticos do grupo das quinolonas, quimioterápicos e alguns anticoncepcionais podem provocar o descolamento da unha. Mas após a interrupção ou término do medicamento, as unhas voltam ao normal;

 Alguns dedos da mãos: se você perceber que apenas as unhas do dedo indicador e do terceiro dedo estão descolando, preste atenção nos utensílios usados na cozinha, pois a provável causa vem daí.

✔ Apenas uma unha descolou: nesse caso é necessário observar se existe alguma lesão embaixo da unha, pois pode ser algum tipo de tumor, portanto, examine bem as suas unhas;

✔ Várias unhas com alterações: se você perceber que várias unhas estão descolando e todas apresentam manchas irregulares amareladas, vermelhidão e engrossamento das pontas, provavelmente a causa é psoríase, essa doença se manifesta também  nas articulações (artrite psoriática). Você deve procurar o dermatologista, pois é uma doença de difícil tratamento.

✔ Unhas das mãos rachadas: caso a suas unhas das mãos apresentem afinamento e rachaduras na superfície das unhas, trata-se de líquen plano.
É importante que você identifique rapidamente a causa do descolamento das unhas, para isso é impressionável uma visita a um especialista. Após tratar das doenças que surgem nas unhas, é importante hidratá-las.

dicas
Imagem Pixabay


Para evitar que as unhas descolem, é importante tomar alguns cuidados:

✔ Não faça esmaltação mais que uma vez por semana nas suas unhas, isso evita que elas descamem ou descolem;

✔ Evite usar acetona (optar por removedores), pois a acetona é abrasiva e pode piorar a situação das unhas;

✔ Deixe as suas unhas sem esmalte por pelo menos 24 horas, isso vai fazer com que elas respirem e consigam se manter saudáveis naturalmente;

✔Evite tirar as cutículas;

✔ Muito cuidado ao usar unhas postiças, se elas durarem mais de três dias pode ocasionar o descolamento e provocar danos na superfície da unha;

✔ Invista em hidratantes específicos para as unhas, eles deixam as unhas fortalecidas;

✔ Sempre que for mexer com produtos químicos como tinturas, removedores e adubos de jardinagem use luvas. Caso você tenha algum problema nas suas unhas, use luvas também para manusear sabão, detergentes e outros produtos de limpeza.

Essa postagem é apenas uma pincelada no assunto, pois trata-se de um problema de saúde e requer mais atenção, portanto, minhas amigas e amigos leitores, ao sinal de qualquer alteração nas unhas, procure o dermatologista, ele com certeza vai indicar o melhor tratamento.