Livro: A Teia da Aranha #AgathaChristie - Assuntos e Achados da Scheila

11/06/2021

Livro: A Teia da Aranha #AgathaChristie

Livro: A Teia da Aranha

Sinopse: Como foi que o corpo do desagradável Oliver Costello apareceu na sala da casa de campo do distinto casal Henry e Clarissa Hailsham-Brown? A chuvosa tarde de março decorria tranquila, e nenhuma das pessoas lá presentes parecia ter interesse no crime. Acreditando tratar-se de um acidente, Clarissa decide esconder o cadáver. Está às voltas com a penosa tarefa quando surge o inspetor Lord, um diligente policial que recebeu um telefonema denunciando o homicídio.

Minhas Observações: A Teia da Aranha foge um pouco da essência das obras de Agatha Christie, o motivo é simples, a Rainha do Crime escreveu essa história exclusivamente para uma peça teatral, em 1954, mais tarde foi adaptado pelo escritor Charles Osborne, em 1976.

Ainda que seja um enredo adaptado por outro escrito, A Teia da Aranha é um bom livro, de leitura fácil e prazerosa. A história é intrincada, cheia de voltas e reviravoltas. Clarissa Hailsham-Brown, uma mulher espirituosa e despreocupada, se vê em apuros quando encontra o corpo de Oliver Costello na sua sala. Sem saber como sair dessa situação desagradável, a jovem esposa Henry Hailsham-Brown convoca seus amigos para ajudarem a dar um "jeito" com o cadáver.

Clarissa consegue persuadir os amigos, mas surge um inconveniente: a polícia bate à sua porta após receber uma ligação anônima de que houve um assassinato na casa. Para despistar o inspetor Lord, Clarissa cria uma rede de mentiras, colocando seus amigos em uma "saia justa". 

Por não ter Poirot nem Miss Marple, A Teia da Aranha perde um pouco do encanto, ainda assim consegue nos manter presos à história por causa do mistério em torno do cadáver e dos diálogos espirituosos. Não foi uma das melhores leituras que fiz das obras de Agatha Christie, mas o livro tem seus méritos.

Minha Nota: