Pular para o conteúdo principal

Livro: O Vilarejo

Livro
 Em algum lugar da Europa podemos encontrar O Vilarejo. Lá, a fome e o frio fazem vítimas, no entanto, há um mal ainda maior dizimando o pequeno povoado. 

O Vilarejo foi escrito por Raphael Montes e publicado em 2015. É um livro pequeno, tem 96 páginas, mas riquíssimo em detalhes que te fará prender a respiração. O livro tem sete contos, cada conto está relacionado a um demônio que representa um pecado capital: Belzebu (gula), Leviathan (inveja), Lúcifer (soberba), Asmodeus (luxúria), Belphegor (preguiça), Mammon (ganância) e Satan (ira). Não vou comentar sobre os contos para não estragar a experiência dos leitores, mas garanto, são de causar calafrios. Cada pecado é bem trabalhado e o horror vai se intensificando em cada cena. As ilustrações e os respingos de sangue a cada nova página aberta te faz temer por aquilo que ainda está por vir.

O interessante deste livro é que o mesmo foi escrito no estilo fix up, no qual cada conto que compõe a obra pode ser lido separadamente, sem prejuízo algum para o entendimento, porém, se conectam em algum ponto, formando um romance. A conexão está no vilarejo onde as histórias se passam. Cada conto se passa em alguma casa do vilarejo, mas as histórias possuem personagens que eventualmente interligam um conto ao outro. 

No entanto, o que mais assusta em O Vilarejo é a maldade humana. Em poucas palavras, somos apresentado ao que há de pior na natureza humana. Através de histórias simples, conhecemos um pacato vilarejo, aparentemente habitado por pessoas simples e tranquilas, mas ao observar de perto, encontramos toda a podridão da humanidade. 

Uma dica importante é ler o prefácio, este é escrito em forma de metalinguagem e é interessantíssimo para compressão de como os contos foram escritos.  

Veja também:

A Noiva Desconhecida

  " A Noiva Desconhecida " é uma comédia romântica sofisticada e espirituosa que traz dois grandes nomes do cinema antigo:  Judy Garland  e  Van Johnson . Embora não seja tão envolvente quanto o maravilhoso " A Loja da Esquina ", do qual foi adaptado , ainda é bem produzido e lindamente filmado. As canções são agradáveis e a história vai cativando o espectador conforme se desenvolve. A relação do casal protagonista é envolvente e divertida, sendo uma reformulação suave da tensa relação de dois colegas de trabalho que não se suportam, mas trocam anonimamente cartas apaixonadas e nutrem a esperança de um dia se encontrarem pessoalmente. Não é memorável, mas é prazeroso de assistir. Título original:   In the Good Old Summertime Direção:   Robert Z. Leonard   e   Buster Keaton Ano de lançamento:  1949 Gêneros: Comédia romântica , Musical

Caçada

 " Caçada " é um filme de terror impactante. O enredo simples é construído lentamente. O filme é bem escrito, bem dirigido e bem atuado.  Ambientado em um cenário hostil, a história é carregada de aura sombria e mau presságio. O perigo iminente está presente durante toda a narrativa e a trilha sonora pesarosa ajuda a aumentar os níveis de tensão e medo. Na trama, a tranquilidade de uma família que vive isolada na floresta é abalada quando uma criatura começa a rondar sua propriedade. Eles então decidem agir... Não se engane com o ritmo lento e a pouca ação na primeira hora do filme, " Caçada " guarda o seu melhor para a sequência final. O desfecho é atordoante, um dos melhores que já vi. É visceral , é intenso, é perturbador, mas também é justo. Talvez não agrade todos os fãs do terror, mas é um pequeno diamante lapidado no meio dessa imensidão de filmes do gênero lançados semanalmente. Título original:   Hunter Hunter Direção:   Shawn Linden Ano de la...

Papai Noel às Avessas

  " Papai Noel às Avessas "  é uma comédia de humor negro que distorce totalmente a imagem do Bom Velhinho. Aqui, Papai Noel  ( Billy Bob Thornton )  é um ladrão, bêbado, mulherengo e sem nenhum escrúpulo.   Durante as festas de fim de ano, ele trabalha em lojas de departamento, juntamente com seu fiel amigo  ( Tony Cox ) , um anão que se veste de duende.  A dupla tem um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam. O filme  destrói a tradição natalina do sentimentalismo material que predomina nas mentes de algumas pessoas. O humor negro é pesado, mas em momento algum agride ou ofende as pessoas, pelo contrário, vai provocar algumas gargalhadas. Na trilha sonora estão todos os clássicos utilizados em filmes de Natal. Além de uma música que faz parte da trilha sonora do filme coreano " Amor à Flor da Pele " . Pode ser que em um primeiro momento você fiqu...