Pular para o conteúdo principal

Livro: O Jogador

Livro
 Em 1867, Fiódor Dostoiévski escreveu O Jogador em apenas 26 dias, ele foi auxiliado por Ana Grigórievna, uma taquigrafa, que mais tarde se tornaria a esposa do escritor.

O Jogador é narrado por Aleksiéi Ivânovitch, o protagonista da história. Ele, um viciado compulsivo no jogo da roleta, leva uma vida de aparências e deseja ver sua avó em um caixão para herdar sua fortuna. Antonida Vassílievna – a avó de Ivânovitch, é uma mulher desprezível, que sente prazer em humilhar, mas apesar da rispidez, ela é uma personagem cômica, capaz de provocar risos no leitor, principalmente a partir do momento que ela se torna viciada no jogo de roleta.

Através de Ivânovitch temos a oportunidade de compreender psicologicamente como funciona a mente de um viciado, é fascinante e aterrorizador ao mesmo tempo. Dostoiévski, que havia sido um jogador compulsivo no jogo da roleta, narra os momentos de jogatina com uma riqueza de detalhes absurda.

Como leitora me senti dentro do hotel-cassino observando a degradação dos personagens. Por diversos momentos durante a leitura me desesperei, porque é inevitável não sentir apego por alguns deles, eu queria que parassem de jogar, mas eles não paravam, ganhavam uma boa quantia numa jogada e na próxima perdiam o dobro. É triste ver como as pessoas perdem o controle de si diante da possibilidade de enriquecer rapidamente.

O Jogador é um livro que me conquistou. A história é fascinante, os diálogos são envolventes, engraçados e fáceis de assimilar. Acredito que O Jogador seja uma das obras menos complexa de Fiódor Dostoiévski, ideal para os iniciantes na literatura do escritor. O livro é leve, agradável e impactante. Dostoiévski provou através deste livro que sua genialidade produzia obras excelentes em menos de um mês.

Veja também:

Ouça Tua Intuição

  Quer ter sucesso na vida? Não dê atenção ao que os outros dizem. Apenas silencie para ouvir o que sua intuição tem a dizer. Ela, de alguma forma já sabe o que será melhor para você. O resto é apenas secundário, não fará nenhuma diferença. Autoria:  Scheila F. Scisloski Arte:  RYOTiras

Não Julgue Pela Capa

 Quem julga um livro pela capa acaba perdendo as melhores histórias. Assim também é na vida. Quem julga aparência perde grandes conteúdos. (Scheila F. Scisloski) Artista Gürbüz Dogan Eksioglu

Mergulho em Uma Paixão (Wild Hearts Can't Be Broken, 1991)

  Mergulho Em Uma Paixão  é um drama romântico sobre os desafios que a vida joga no caminho das pessoas, algumas se superam, se reconstroem e seguem em frente, outras desistem. A vida nem sempre é justa, cabe a cada um saber lidar com as adversidades da melhor forma. Baseado numa história real, o filme narra a vida de Sonora Webster, uma garota sofrida, porém sonhadora, que vê em um circo a chance de mudar sua vida. É um filme lindo e comovente, que carrega uma belíssima mensagem de persistência , determinação e superação , nos mostrando através de Sonora, que para quem acredita em seus sonhos o impossível não existe. Para conhecer o filme acesse o IMDb Gabrielle Anwar e Michael Schoeffling