Pular para o conteúdo principal

Livro: As Minas do Rei Salomão

Livro
Fiz a leitura desse livro às cegas, não conhecia nada do enredo, nem a sinopse cheguei a ler, por ser um romance de aventura, imaginei que iria gostar, e realmente, gostei bastante. As Minas do Rei Salomão é uma obra-prima do gênero de aventura, foi escrito por Henry Rider Haggard e publicado em 1885. 

A história é narrada em 1ª pessoa. O protagonista, Allão Quartelmar, apresenta um relato de suas memórias, que é na realidade um diário de viagem do século XIX. Quartelmar é um caçador inglês, erradicado na África do Sul, que aceita uma tarefa muito difícil, encontrar o irmão desaparecido do Barão Curtis, o mesmo se perdeu no interior da savana enquanto buscava encontrar as lendárias minas do rei Salomão. Portando de um mapa que receberá anos atrás de um português, Quartelmar parte com sua expedição rumo ao reino dos Kakuanas.

Com muitas dificuldades, a expedição consegue ultrapassar o deserto, chegando ao seios de Sabá. Ao subirem a montanha, o grupo encontra um corpo congelado, trata-se de José Silveira, o português responsável por desenhar o mapa que eles seguiam. Já dentro de Kakuanas, eles são atacados por um exército tribal, mas eles revertem a situação, passando de inimigos da tribo a homens vindos das estrelas. A partir daí a adrenalina toma conta da narrativa.

Um clássico de leitura rápida e fluída, graças à tradução de Eça de Queiroz. Confesso que achei o inicio monótono, mas à medida que começa a aventura em busca do tesouro, a história se torna interessante e empolgante. As Minas do Rei Salomão é uma aventura fantástica pelo interior da África, ainda inexplorada pelos colonizadores. É um livro perfeito para leitores que buscam viajar para uma terra distante, repleta de perigos e mistérios.