Pular para o conteúdo principal

Livro: A Mulher na Janela

Livro
Lançado em 2018, A Mulher na Janela foi o primeiro livro do autor Dan Mallory que usa o pseudônimo de A.J. Finn. O livro ocupou o topo da lista dos mais vendidos em vários países, entre eles o Brasil, tornando-se rapidamente um best-seller mundial.

O livro narra a história de Anna Fox, uma mulher que tinha uma vida perfeita: casada com um homem que a amava, tinha uma filha adorável, morava numa linda casa em um bairro nobre. No entanto, algo traumatizante acontece (não vou revelar) e o conto de fadas de Anna se desfaz. Ela acaba morando sozinha e desenvolve agorafobia - medo de lugares, pessoas e situações, ou seja, medo de sair de casa.

Por permanecer somente em casa, a rotina de Anna não tem mudanças significativas, ela passa seus dias navegando na internet (auxiliando outras pessoas que sofrem do mesmo transtorno), bebendo vinho, assistindo filmes e espionando a vida dos vizinhos. Anna nota que uma nova família acabou de se mudar para a casa da frente. Ela fica obcecada pelos novos vizinhos. De sua janela, Anna os observa atentamente, até que um certo dia ela vê algo assustador. Apavorada, Anna tenta ajudar a família pedindo ajuda, mas ninguém acredita nela. As pessoas pensam que a mulher está sofrendo alucinações devido misturar medicamentos com bebidas alcoólicas. 

A Mulher na Janela é um livro cheio de mistérios e reviravoltas interessantes. No entanto, o livro é narrado em primeira pessoa e a maior parte da trama é focada na vida monótona da protagonista, isso deixa a história entediante em diversos momentos. As lamentações de Anna e suas conversas aleatórias sobre filmes não agregam nada na história. O livro também carece de cenários e aprofundamento dos personagens, todos são rasos e nada cativantes. Não consegui sentir empatia por nenhum, nem mesmo pela protagonista.

O ponto positivo deste livro é curiosidade que desperta nos leitores. A trama consegue nos manter entretidos no jogo de dualidade onde não sabemos se Anna está falando a verdade ou se são apenas alucinações. No geral, A Mulher na Janela é um bom livro, mas está longe de ser um dos melhores do gênero.