Pular para o conteúdo principal

Livro: Treze à Mesa

Livro
Publicado em 1933, Treze à Mesa foi um dos melhores livros que li de Agatha Christie. A engenhosidade da autora é impressionante. A história me absorveu por completo, devorei o livro em poucas horas.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo capitão Hastings (personagem que já se tornou familiar), que apresenta os fatos através de sua visão e impressões, nos dando pistas reais (algumas falsas) sobre o assassino e suas motivações. Hastings não tem a mesma habilidade de Poirot, temos uma visão abrangente da situação, sem ater aos mínimos detalhes, ainda assim gosto bastante dele.

Quando Jane Wilkinson, uma atriz famosa, aborda o detetive com a seguinte frase: "Monsieur Poirot, não sei exatamente como, mas preciso me livrar do meu marido!", Poirot fica atordoado, afinal, ele é um detetive e não um matador de aluguel. Poirot tenta argumentar, mas não consegue escapar das garras da atriz. Cabe então convencer o marido de Jane a aceitar a situação. No entanto, ao conversar Lord Edgware, marido da atriz, Poirot fica sabendo que o mesmo está disposto a aceitar o divórcio, inclusive já havia comunicado a mulher da decisão.

Pouco tempo depois, Lord Edgware é encontrado morto, assassinado em sua própria casa, e a principal suspeita é sua esposa, Jane Wilkinson. Há testemunhas que afirmam ter visto a atriz entrando na mansão momentos antes de Lord Edgware ser morto. Porém, ela tem um álibi: estava em um jantar com outras doze pessoas. Cabe a Poirot colocar suas pequenas células cinzentas para funcionar a fim de descobrir o assassino antes que alguém inocente vá para a forca.

Em Treze à Mesa, Agatha Christie mistura pistas reais e falsas com situações complexas, levando o leitor para direções completamente diferentes. Conforme a história avança, todos os personagens se tornam suspeitos, cada um tem fortes motivações para ser o autor do assassinato, no entanto, novos assassinatos ocorrem, deixando Poirot um tanto deslocado, e os leitores também. A resolução do caso é uma reviravolta surpreendente, fiquei "de queixo caído" ao perceber que é um clichê da própria autora. Quem lê livros de Agatha Christie certamente vai concordar comigo.

De uma maneira geral, ler Treze à Mesa foi uma experiência incrível, fiquei tão envolvida com o universo narrado que deixei passar pistas óbvias. É mais um livro da Dama do Crime que entrou para minha lista de favoritos.