Pular para o conteúdo principal

Livro: Um Crime Adormecido

Livro
Escrito em 1940, mas só foi publicado em 1976, Um Crime Adormecido é mais um livro sensacional escrito por Agatha Christie. A história é muito bem estruturada e envolve o leitor logo no primeiro capítulo.

O livro narra a história da recém-casada Gwenda Reed que compra uma casa no litoral da Inglaterra, mas quando ela inicia as reformas na casa, alguns acontecimentos incomuns acontecem.  Uma vez dentro casa, Gwenda experimenta uma estranha sensação de familiaridade ao entrar em cada cômodo, onde passa a ver o cadáver de uma mulher estrangulada.  

Gwenda pensa que está ficando louca, no entanto, Miss Marple acredita que algo sinistro aconteceu dentro da casa e se oferece para desvendar o mistério. Para a adorável velhinha, Gwenda pode ter vivido sua infância naquela casa e guardado memórias horripilantes em seu subconsciente. Então, as duas mulheres decidem investigar o passado em busca da verdade. 

Um Crime Adormecido traz a última aparição de Jane Marple, e a personagem fecha sua trajetória  com chave de ouro. Da mesma forma que "Os Elefantes não Esquecem" e "Os Cinco Porquinhos", a história é focada nas memórias, mas são histórias totalmente diferentes. 

Não é porque sou fã de Agatha Christie, mas tenho certeza que ela é a melhor escritora da literatura policial. Seus livros são curtos, dinâmicos, envolventes, bem escritos e com personagens que despertam nossa empatia, e o mais importante, a Dama do Crime não enrola o leitor, ela entrega uma história sem floreios e oferece "de bandeja" todas as pistas, somos nós que ficamos tão entretidos com os acontecimentos da narrativa que deixamos as dicas passar despercebidas.

A trama intrincada mantém o leitor atento a cada detalhe (se tratando em histórias de Agatha Christie, cada detalhe é de extrema importância). Um Crime Adormecido é um quebra-cabeça repleto de suspense e mistérios, e no final cada peça se encaixa perfeitamente.

"É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!" (Miss Marple)