Pular para o conteúdo principal

Livro: Cartas na Mesa

livros
 Publicado em 1936, Cartas na Mesa é uma das histórias mais intrincadas de Agatha Christie. São quatro investigadores contra quatro suspeitos que tem passados obscuros e motivos de sobra para cometerem o crime.

Em Cartas na Mesa, o excêntrico milionário, Sr. Shaitana, convida oito pessoas para um jantar em sua casa e os divide em dois grupos para um jogo de bridge. Passado algumas horas, Hercule Poirot percebe que o anfitrião da festa está estranho, ao se aproximar, eis a surpresa para todos, o Sr. Shaitana está morto. Na mesma sala encontravam-se Anne Meredith, sra. Lorrimer, major Despard e dr. Roberts em pleno jogo de bridge. No entanto, nenhum deles viu nada diferente no local, dificultando a investigação do crime.

Poirot não está sozinha nessa investigação, junto com ele tem mais três investigadores, trata-se do inspetor Battle, da sra. Oliver, autora de livros de mistério, e do coronel Race, todos estavam presentes na casa no noite que ocorreu o crime. Cada investigador fica encarregado de investigar um dos suspeitos. Conforme as investigações avançam, pistas vão surgindo e reviravoltas acontecem.

Cartas na Mesa é um livro que capta a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. Agatha Christie criou uma história sensacional, com ótimos mistérios e grandes revelações. Neste livro, os crimes investigados são à princípio, simples fatalidades, mas que examinados mais a fundo, percebe-se que são crimes horrendos. No entanto, como provar que são assassinatos e não acidentes? Poirot coloca suas pequenas células cinzentas para funcionar e encontra a solução, mas ele conta com a ajuda de mais três ótimos detetives amadores.

O livro foi muito bem escrito, e apesar de ser um livro pequeno, com apenas 286 páginas, é repleto de suspense e surpresas. O desfecho foi um dos melhores que Agatha Christie já elaborou. Cartas na Mesa é um livro que deve fazer parte da estante de todos os amantes da literatura policial.

Veja também:

Krampus: O Terror do Natal

 Um pouco de história, a figura do Krampus é bem comum na Áustria, embora ele também apavore criancinhas da Bavária , Hungria , Eslovênia , República Tcheca , Eslováquia , Croácia e nordeste da Itália . Esse ser acompanha São Nicolau — ou o Papai Noel — e, ao contrário do Bom Velhinho, que presenteia os que foram bonzinhos durante o ano, ele pune aqueles que foram malvados e os leva embora em um saco. Sua origem é bem antiga. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no ano seguinte a colheita fosse farta. As celebrações costumavam ocorrer no solstício de inverno , e era comum que as pessoas se fantasiassem de demônios e saíssem pelas ruas para pedir comida e bebida. Essas tradições acabaram sobrevivendo ao tempo e se misturando às festividades cristãs, já que o solstício também coincide com a época em que se comemora o Natal. "...

Emergência

 " Emergência " é um suspense dramático que aborda questões raciais de maneira inteligente. O enredo é realista e impactante. A situação vivida pelos três amigos universitários ( RJ Cyler ,  Donald Elise Watkins e  Sebastian Chacon ) é dramática, confesso que passei o filme todo temendo pelo destino dos personagens. No fim, entendi as razões por trás de suas ações.  O humor ácido ajuda a quebrar um pouco a tensão, mas não abranda a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Embora tenha algumas piadas engraçadas que provocam alguns risos, o filme é, tenso na maior parte do tempo. O elenco é empenhado e entrega performances convincentes. O roteiro não é original, mas a mensagem é extremamente válida. É um ótimo filme que cumpre aquilo que propõe. Mostra o quanto o racismo ainda está enraizado na nossa sociedade. Título original:   Emergency Direção:   Carey Williams Ano de lançamento:  2022 Gênero:  Suspense , Drama , C...

Sintonizada em Você

 " Sintonizada em Você " é um filme que transmite leveza. O enredo lembra em partes os filmes " Um Dia  (2011)" e   " Simplesmente Acontece  (2014)", com encontros e desencontros ao longo dos anos. O diferencial é que nesse dorama a história é contada lentamente, sempre acompanhada pelo desenvolvimento tecnológico que teve seu início em meados dos anos 90 .  A lentidão não atrapalha o andamento da trama, muito pelo contrário, intensifica ainda mais o relacionamento do casal, enquanto acompanhamos o amadurecimento pessoal de ambos. Aparentemente a história pode soar clichê, mas se for analisada mais a fundo, nota-se que a originalidade do filme está nos detalhes. Nesses tempos onde os relacionamentos são instantâneos e descartáveis, " Sintonizada em Você " é acalento ao coração, uma verdadeira orbe ao amor tranquilo, transformando qualquer tédio em melodia, como já dizia Cazuza na sua canção. Título original:   Tune in for Love Direção: ...