Pular para o conteúdo principal

Livro: Cartas na Mesa

Livro
Publicado em 1936, Cartas na Mesa é uma das histórias mais intrincadas de Agatha Christie. São quatro investigadores contra quatro suspeitos que tem passados obscuros e motivos de sobra para cometerem o crime.

Em Cartas na Mesa, o excêntrico milionário, Sr. Shaitana, convida oito pessoas para um jantar em sua casa e os divide em dois grupos para um jogo de bridge. Passado algumas horas, Hercule Poirot percebe que o anfitrião da festa está estranho, ao se aproximar, eis a surpresa para todos, o Sr. Shaitana está morto. Na mesma sala encontravam-se Anne Meredith, sra. Lorrimer, major Despard e dr. Roberts em pleno jogo de bridge. No entanto, nenhum deles viu nada diferente no local, dificultando a investigação do crime.

Poirot não está sozinha nessa investigação, junto com ele tem mais três investigadores, trata-se do inspetor Battle, da sra. Oliver, autora de livros de mistério, e do coronel Race, todos estavam presentes na casa no noite que ocorreu o crime. Cada investigador fica encarregado de investigar um dos suspeitos. Conforme as investigações avançam, pistas vão surgindo e reviravoltas acontecem.

Cartas na Mesa é um livro que capta a atenção do leitor logo nas primeiras páginas. Agatha Christie criou uma história sensacional, com ótimos mistérios e grandes revelações. Neste livro, os crimes investigados são à princípio, simples fatalidades, mas que examinados mais a fundo, percebe-se que são crimes horrendos. No entanto, como provar que são assassinatos e não acidentes? Poirot coloca suas pequenas células cinzentas para funcionar e encontra a solução, mas ele conta com a ajuda de mais três ótimos detetives amadores.

O livro foi muito bem escrito, e apesar de ser um livro pequeno, com apenas 286 páginas, é repleto de suspense e surpresas. O desfecho foi um dos melhores que Agatha Christie já elaborou. Cartas na Mesa é um livro que deve fazer parte da estante de todos os amantes da literatura policial.