Pular para o conteúdo principal

Livro: No País das Últimas Coisas

Livro
Publicado em 1987, No País das Últimas Coisas conduz-nos por um mundo devastado, onde a moral humana cedeu espaço para todo tipo de selvageria. Miséria e solidão acompanham Anna, a jovem que deixou para trás muitas regalias para aventurar-se numa terra desconhecida em busca do irmão desaparecido. Uma vez na cidade, Anna percebe o quão difícil será sobreviver sozinha em meio ao caos.

O autor Paul Auster apresenta-nos um futuro apocalíptico tenebroso. A ordem social como a conhecemos já não existe; não há empregos, os alimentos são escassos, a energia é gerada pela queima de lixo e de cadáveres, os suicídios multiplicaram e as clínicas de eutanásia se tornaram populares, já que o desejo da maioria da população é morrer. O livro coloca o leitor dentro de um mundo estranho, as pessoas que lá vivem não tem nenhuma perspectiva de futuro.  No País das Últimas Coisas é uma história de desespero e sofrimento, mas  existe uma gota de esperança para Anna. 

Depois de ler No País das Últimas Coisas me tornei uma pessoa melhor, mais humana e muito mais sensível com a realidade de tantas pessoas, que vivem diariamente histórias semelhantes à narrada no livro. Sem dúvida foi um dos melhores romances distópicos que já li, confesso que fiquei triste enquanto fazia a leitura, é difícil não conectar-se com a melancolia da história, mas livros assim são os melhores, jamais passam indiferentes.