Pular para o conteúdo principal

Livro: O Cadáver Atrás Do Biombo

Livro
Publicado em 1983, O Cadáver Atrás Do Biombo é um conto escrito por seis autores diferentes, são eles: Agatha Christie, Hugh Walpole, Dorothy L. Sayers, Anthony Berkeley, E. C. Bentley e Ronald Knox. Todos pertencentes ao Detection Club (clube composto somente por autores de romances policiais). A história foi elaborada da seguinte maneira: Hugh Walpole escreveu o primeiro capítulo, Agatha Christie e Dorothy L. Sayers continuaram os próximos capítulos (os três escreveram isoladamente) e, Anthony Berkeley, E. C. Bentley e Ronald Knox se reuniram para finalizar a história.

É interessante observar que o capítulo escrito por Agatha Christie estabelece uma conexão entre o início e o desfecho da trama. Engenhosa como sempre, ela articula o mistério prendendo o leitor na história. 

Já o conto Um Furo Jornalístico foi escrito por todos os autores juntos. São eles: Dorothy L. Sayers, Agatha Christie, Clemence Dane, E. C. Bentley, Anthony Berkeley, e Freeman Wills Crofts. A história foi mais elaborada, com vários personagens interessantes e subtramas envolventes. A resolução da história é surpreendente.

O Cadáver Atrás Do Biombo é um livro curtinho, tem apenas 190 páginas (podendo ser lido numa tarde chuvosa). A leitura é rápida e envolvente. Agatha Christie é a mais famosa de todos os autores, mas os outros tem suas particularidades que me agradaram. Eu gostei dos dois contos, fiquei bastante entremetida observando as mudanças de um autor para outro, algumas são bem sútil, outras mais gritantes, isso deixa a leitura ainda mais divertida.