Pular para o conteúdo principal

Floresta Negra (Snow White: A Tale of Terror, 1997)

 Embora o clássico animado da Disney seja a versão mais amplamente divulgada, Floresta Negra é a versão do conto de fada da Branca de Neve que mais se aproxima da história original dos irmãos Grimm, principalmente por manter uma atmosfera medieval que nos remete ao período que o conto foi escrito. 

O filme traz todos os elementos que marcaram presença nos séculos passados. Vemos ricos soberbos trancados em seus castelos; população faminta nos becos e florestas; sujeira por todos os lados, seja esta moral ou física; doenças e mortes; sofrimento, amarguras e perversidade misturados a rituais de ocultismos. Tudo isso fazia parte da rotina das pessoas daquela época. 

O roteiro bem escrito traz personagens interessantes que ganharam nuances sombrias. O elenco é competente e oferece ótimas performances com destaque para Sigourney Weaver que está perfeita no papel da madrasta megera. Os cenários sinistros dão calafrios e os figurinos retratam a enorme diferença de classes, enquanto uns dormiam com adornos de ouro, outros usavam como vestimenta apenas trapos. Não não é a versão mais conhecida da Branca de Neve, mas é, sem dúvida, a mais próxima da original. Para conhecer o filme acesse o IMDb

filme
Sigourney Weaver e Monica Keena