Pular para o conteúdo principal

Sombras da Vida

filmes
 Existe beleza na melancolia? Sim, existe! "Sombras da Vida" prova como a tristeza pode ser bela, mas isso depende do ponto de vista de cada espectador. Enquanto assistia, refletia sobre o legado que estou construindo peça por peça, será que serei lembrada daqui 100 anos? E daqui 500 anos? Provavelmente não. Conforme os séculos forem passando, todos seremos esquecidos (salvo algumas exceções), então porque tantas pessoas se sentem superiores perante outras, se nada somos e todos seremos esquecidos?!

É filme sobre existencialismo. A figura do fantasma com lençol branco faz todo sentido conforme a trama se desenvolve. O fantasma é um mero coadjuvante, mas ao mesmo tempo é peça fundamental desse tabuleiro que gira em torno do devir, ou seja, vir a ser.

A fotografia é perfeita, as paletas em tons pastéis e amareladas e o formato quadrangular da imagem com pontas arredondadas deixa a sensação de estarmos assistindo algo antigo, tipo Polaroid. Somos voyeurs do fantasma e, ele transmite tanta melancolia que em determinados momentos dá vontade de arrancar o fantasma do filme. É muito triste observar a solidão de alguém, mesmo que esse alguém já não exista mais na forma física.

A trilha sonora é magnifica, emociona ao transmitir os sons que o fantasma não consegue dar. Também vale destacar que "Sombras da Vida" é um filme de poucas falas, tudo a ver com a verdadeira intenção do enredo que é mostrar um fantasma observando coisas passando pelo ambiente.

Peculiar, contemplativo, sensorial, uma poesia em movimento. Certamente não vai agradar todos os públicos, porque é um filme feito para ser sentido e não compreendido. Instiga reflexões sobre o existir, sobre nossa finitude de cada dia.

Título original: A Ghost Story

Direção: David Lowery

Ano de lançamento: 2017

Gêneros: Drama, Romance, Fantasia

Veja também:

Amor Eterno Amor

  " Amor Eterno Amor " é um drama romântico sobre a possibilidade de reinventar a própria vida, de voltar a sonhar, se apaixonar, de redescobrir o sabor de amar. Vemos nesse filme duas pessoas idosas que optaram pelas delícias e amarguras de seguir os rumos do coração. Já imaginou reencontrar um grande amor do passado 50 anos depois? É exatamente o que acontece os protagonistas dessa história.  Claire e Andreas tem mais de 70 anos, mas lembram dois adolescentes (re)descobrindo o amor. Contando com uma direção competente, atuações primorosas e uma trilha sonora inesquecível, " Amor Eterno Amor " é um filme  emocionante e contemplativo que desperta várias reflexões. Assista e e ncante-se por essa linda e inesquecível história de amor " A única forma de ser feliz é amar. Amar a tudo e a todos. Amar o mundo. Aqueles que pensam que isso é ingênuo, estão errados. " Título original:   Innocence Direção:   Paul Cox Ano de lançamento:  2000 Gêneros: Romance , Dram...

She Will

 " She Will " é um filme sensorial feito para poucos. Nem todos vão ter uma boa experiência ao assistir porque é um filme basicamente visual, há poucos diálogos. É classificado como terror, mas eu diria que é um drama psicológico com elementos sobrenaturais. Apesar da atmosfera sombria, o filme é mais metafísico que assustador. O misticismo predomina durante toda a narrativa. O elenco pequeno se entrega completamente à trama oferecendo ótimas performances.  A fotografia é simplesmente perfeita, todo filmado na zona rural da Escócia. Os cenários são fabulosos e sinistros ao mesmo tempo. Rios, lagos, florestas e lama nunca foram tão perturbadores quanto são nesse filme. A magnífica trilha sonora de Clint Mansell deixa a obra ainda mais envolvente. Gostei do que assisti, no entanto, só recomendo para quem gosta de filmes líricos e poéticos. Título original:  She Will Direção:  Charlotte Colbert Ano de lançamento:  2021 Gêneros: Terror , Suspense , Drama

Temos Vagas

  " Temos Vaga s " é tenso do início ao fim. O enredo não é propriamente original, é possível encontrar vários clichês do gênero, mas é eficiente e cumpre seu papel. O filme é bem dinâmico com muita ação, mistério, suspense e um pouco de gore, e propicia fortes emoções e vários calafrios. Os protagonistas não tem atitudes idiotas, isso realmente é um ponto positivo em qualquer filme de terror.  O desfecho não foi dos melhores, mas isso não tira o mérito do filme. É um terror que se destaca no meio da infinidade de lançamentos que são colocados no mercado todos os anos. Título original:  Vacancy Direção:  Nimród Antal Ano de lançamento:  2007 Gêneros: Terror , Suspense