Em certo momento alguém pronuncia a frase: "Eu não sei realmente o que é a verdade. E suponho que ninguém jamais saberá.", isso deixa claro o quão difícil é a tarefa de um jurado: inocentar ou acusar - neste caso específico é mandar o réu direto para a cadeira elétrica.
Não há dúvida que "12 Homens e uma Sentença" é um dos maiores e melhores filmes de todos os tempos. Um clássico inesquecível do cineasta Sidney Lumet que dirige brilhantemente seu filme. O sucesso da obra também se deve ao elenco excepcional, tanto a interpretação individual quanto a coletiva merecem todos os aplausos. Os diálogos inteligentes evitam que a narrativa se torne maçante, questionamentos sobre como o crime deve ter ocorrido e discussões acaloradas entre os jurados prendem a atenção do espectador do inicio ao fim.
Através desse filme o cinema nos presenteou com um estudo profundo sobre preconceitos, falta de empatia, egoísmo e desrespeito pela opinião contrária. Mesmo passados mais de cinco décadas de lançamento, o filme continua atual.
Não importa pra que lado vá, o preconceito sempre obscurece a verdade.
Título original: 12 Angry Men
Direção: Sidney Lumet
Ano de lançamento: 1957
Gêneros: Policial, Drama
