Pular para o conteúdo principal

Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos

filmes
 "Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos" é um obra surreal que veio da Tchecoslováquia, atualmente República Tcheca e apresenta uma metáfora onírica sobre as transformações que ocorrem com Valerie, uma garota de 13 anos de idade. É um filme extremamente complexo, mas muito bonito visualmente. O filme faz parte do surrealismo estético, onde sonhos e pesadelos se misturam com a realidade.

Adentramos em uma atmosfera sombria e assustadora, com paisagens rurais, cidades medievais, moinhos e criptas góticas, onde nada é aquilo que parece ser. Igual acontece nos sonhos, em determinados eventos os personagens mudam de papéis e de aparências, ora são bons, ora são maus, mas sempre estão associados com os resultados de causa e efeito.

Lembra bastante a história de Alice no País das Maravilhas, ainda mais assustador e complexo. Sentimos a necessidade de desvendar os personagens bizarros e descobrir os costumes locais. O amadurecimento sexual é o ponto central da trama, onde mistura sonhos, pesadelos e realidade para mostrar diversos sentimentos pelos quais Valerie está passando durante essa semana (simboliza a primeira menstruação da garota). Esse despertar sexual é trabalhado de maneira completamente onírica, onde os rituais pagãos se mistura com os símbolos do cristianismo.

O filme apresenta um enredo repleto de coação sexual, pedofilia, infanticídio, incesto, vampirismo e hipocrisia religiosa. A estética e a trilha sonora encantadoras se misturam com o clima e personagens sombrios e bizarros. Não sei dizer se gostei ou não do filme, mas considero uma obra incrível e digna de ser apreciada por todos.

Título original: Valerie a Týden Divů

Direção: Jaromil Jireš

Ano de lançamento: 1970

Gêneros: Terror, Drama, Aventura, Fantasia

Veja também:

Agora Seremos Felizes

 " Agora Seremos Felizes " é um filme que humaniza os personagens, isso o torna especial e nos faz sentir-se como um membro da família Smith. É fácil rir com eles, sofrer por eles e torcer para que seus sonhos se tornem realidade. O destaque, sem dúvida, fica para a talentosa  Judy Garland , que interpreta a sonhadora Esther , sua meiguice, simplicidade e voz encanta o público, mesmo passado tantas décadas. Não é um clássico, mas é uma obra inesquecível que certamente irá te deixar com um sorriso largo no rosto. É charmoso, singelo e cativante, perfeito para ser assistido em qualquer época do ano. Título original:   Meet Me in St. Louis Direção:   Vincente Minnelli Ano de lançamento:  1944 Gêneros:  Comédia , Drama , Romance , Musical , Família

Mandy: Sede de Vingança

 Assistir " Mandy: Sede de Vingança "   é fazer uma viagem surrealista por um universo repleto de cores saturadas , imagens granuladas e efeitos neon flares . A premissa não apresenta nenhuma originalidade, é apenas uma história de vingança, o diferencial está na forma como é contada. No início dos anos 80, um lenhador ( Nicolas Cage ) e sua esposa artista ( Andrea Riseborough ) vivem tranquilamente em algum lugar perto das Shadow Mountains , mas a rotina tranquila do casal logo dá espaço a um mundo de pesadelos quando a esposa é sequestrada por um grupo de fanáticos religiosos. Não se engane com a atmosfera contemplativa do início do filme, o enredo é psicologicamente forte e as cenas são brutais e sangrentas e, conforme a trama vai se desenvolvendo encontramos diversas referências a clássicos do gênero dos anos 70 e 80 . A trilha sonora pesada também é uma grande homenagem aos filmes de terror do passado. Não foi o melhor filme de terror que assisti recentemente, mas causou...