Pular para o conteúdo principal

Livro: Orgulho e Preconceito

Livro
 Jane Austen foi uma escritora fenomenal, uma mulher a frente de seu tempo. Seus romances ultrapassam a barreira das simples histórias de amor, e Orgulho e Preconceito não é diferente, suas páginas são recheadas de críticas à sociedade da época, conflitos históricos, reflexões sobre moral, ascensão da mulher, entre muitas outras observações. Nesta obra, Jane construiu diálogos perfeitos sobre os valores morais da sociedade inglesa.

O livro apresenta ao leitor os Bennets, casal com cinco filhas, das quais, segundo o Sr. Bennet, somente as duas mais velhas (Jane e Elizabeth) têm algum senso. Mary, busca desenvolver seu talento na música, Lydia é a mais nova das irmãs, uma moça fútil que só pensa em flertar com os militares e Catherine que é praticamente a sombra da irmã caçula. O maior desejo da Sra. Bennet é arrumar bons pretendentes para as filhas, e quando descobre que Netherfield está prestes a ter um novo inquilino: o jovem e rico Sr. Bingley, ela começa os preparativos para apresentar suas filhas ao novo vizinho.

É em um baile que acontece o primeiro contato das Bennets da casa com o Sr. Bingley. Logo ele apresenta Caroline Bingley, sua irmã; o Sr. Hurst, seu cunhado e sua esposa, Louisa Hurst; e o Mr. Darcy, um amigo. Nasce então uma profunda antipatia de Elizabeth por Darcy. Conforme a história avança, o leitor vê Jane se apaixonando cada vez mais por Bingley e Elizabeth detestando mais e mais o orgulhoso Darcy, principalmente após conhecer o Sr. Wickham, um dos militares que cresceu com Mr. Darcy, que lhe conta todas as injustiças que o amigo fez a ele.

Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é uma história simples, ingênua à primeira vista, mas analisada mais a fundo percebe-se a riqueza de detalhes sobre uma sociedade na qual mulheres não tinham voz, não tinham vez, eram tratadas com inferioridade, e no final do XVII na Inglaterra, as possibilidades de ascensão social eram praticamente nulas para mulheres sem dote. 

Jane Austen também faz uma crítica mordaz a futilidade das mulheres e dos ingleses em geral. Os diálogos revelam a hipocrisia, a maldade e o orgulho dos aristocráticas em relação aos membros da "nova sociedade". Pode soar estranho, mas vejo nos dias atuais o mesmo preconceito narrado no livro. Orgulho e Preconceito não é uma história rasa e despretensiosa como muitos a veem, mas um corajoso contexto econômico-social daquela sociedade, onde a hipocrisia reinava poderosa entre as pessoas.

Veja também:

Agora Seremos Felizes

 " Agora Seremos Felizes " é um filme que humaniza os personagens, isso o torna especial e nos faz sentir-se como um membro da família Smith. É fácil rir com eles, sofrer por eles e torcer para que seus sonhos se tornem realidade. O destaque, sem dúvida, fica para a talentosa  Judy Garland , que interpreta a sonhadora Esther , sua meiguice, simplicidade e voz encanta o público, mesmo passado tantas décadas. Não é um clássico, mas é uma obra inesquecível que certamente irá te deixar com um sorriso largo no rosto. É charmoso, singelo e cativante, perfeito para ser assistido em qualquer época do ano. Título original:   Meet Me in St. Louis Direção:   Vincente Minnelli Ano de lançamento:  1944 Gêneros:  Comédia , Drama , Romance , Musical , Família

Os Girassóis da Rússia

 Essa é a história de amor de um casal que foi separado durante a Segunda Guerra Mundial . Fala sobre amor, solidão, renúncia e mostra a fragilidade das relações humanas. " Os Girassóis da Rússia " é daqueles romances inesquecíveis, que mistura belíssimas paisagens com trilha sonora impecável, além da atuação maravilhosa da dupla Sophia Loren e Marcello Mastroianni . A história contada é um tributo aos amores perdidos pelo caminho, casais que por algum motivo foram separados fisicamente, mas jamais conseguiram apagar as lembranças do tempo passado juntos. Considerado por muitos como um dos maiores romances já produzidos pelo cinema, " Os Girassóis da Rússia " carrega alta carga dramática, que o torna marcante e atrativo a todos que apreciam o gênero. Encanta, emociona e ainda desperta reflexões sobre valores conjugais. Título original:   I Girasoli Direção:   Vittorio De Sica Ano de lançamento:  1970 Gêneros: Drama , Romance ,  Guerra

Mandy: Sede de Vingança

 Assistir " Mandy: Sede de Vingança "   é fazer uma viagem surrealista por um universo repleto de cores saturadas , imagens granuladas e efeitos neon flares . A premissa não apresenta nenhuma originalidade, é apenas uma história de vingança, o diferencial está na forma como é contada. No início dos anos 80, um lenhador ( Nicolas Cage ) e sua esposa artista ( Andrea Riseborough ) vivem tranquilamente em algum lugar perto das Shadow Mountains , mas a rotina tranquila do casal logo dá espaço a um mundo de pesadelos quando a esposa é sequestrada por um grupo de fanáticos religiosos. Não se engane com a atmosfera contemplativa do início do filme, o enredo é psicologicamente forte e as cenas são brutais e sangrentas e, conforme a trama vai se desenvolvendo encontramos diversas referências a clássicos do gênero dos anos 70 e 80 . A trilha sonora pesada também é uma grande homenagem aos filmes de terror do passado. Não foi o melhor filme de terror que assisti recentemente, mas causou...