Pular para o conteúdo principal

Livro: Orgulho e Preconceito

Livro
 Jane Austen foi uma escritora fenomenal, uma mulher a frente de seu tempo. Seus romances ultrapassam a barreira das simples histórias de amor, e Orgulho e Preconceito não é diferente, suas páginas são recheadas de críticas à sociedade da época, conflitos históricos, reflexões sobre moral, ascensão da mulher, entre muitas outras observações. Nesta obra, Jane construiu diálogos perfeitos sobre os valores morais da sociedade inglesa.

O livro apresenta ao leitor os Bennets, casal com cinco filhas, das quais, segundo o Sr. Bennet, somente as duas mais velhas (Jane e Elizabeth) têm algum senso. Mary, busca desenvolver seu talento na música, Lydia é a mais nova das irmãs, uma moça fútil que só pensa em flertar com os militares e Catherine que é praticamente a sombra da irmã caçula. O maior desejo da Sra. Bennet é arrumar bons pretendentes para as filhas, e quando descobre que Netherfield está prestes a ter um novo inquilino: o jovem e rico Sr. Bingley, ela começa os preparativos para apresentar suas filhas ao novo vizinho.

É em um baile que acontece o primeiro contato das Bennets da casa com o Sr. Bingley. Logo ele apresenta Caroline Bingley, sua irmã; o Sr. Hurst, seu cunhado e sua esposa, Louisa Hurst; e o Mr. Darcy, um amigo. Nasce então uma profunda antipatia de Elizabeth por Darcy. Conforme a história avança, o leitor vê Jane se apaixonando cada vez mais por Bingley e Elizabeth detestando mais e mais o orgulhoso Darcy, principalmente após conhecer o Sr. Wickham, um dos militares que cresceu com Mr. Darcy, que lhe conta todas as injustiças que o amigo fez a ele.

Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é uma história simples, ingênua à primeira vista, mas analisada mais a fundo percebe-se a riqueza de detalhes sobre uma sociedade na qual mulheres não tinham voz, não tinham vez, eram tratadas com inferioridade, e no final do XVII na Inglaterra, as possibilidades de ascensão social eram praticamente nulas para mulheres sem dote. 

Jane Austen também faz uma crítica mordaz a futilidade das mulheres e dos ingleses em geral. Os diálogos revelam a hipocrisia, a maldade e o orgulho dos aristocráticas em relação aos membros da "nova sociedade". Pode soar estranho, mas vejo nos dias atuais o mesmo preconceito narrado no livro. Orgulho e Preconceito não é uma história rasa e despretensiosa como muitos a veem, mas um corajoso contexto econômico-social daquela sociedade, onde a hipocrisia reinava poderosa entre as pessoas.

Veja também:

Deixe a Neve Cair

 " Deixe a Neve Cair " é uma comédia romântica com todos os clichês natalinos e personagens estereotipados. É um filme  teen  que fala sobre auto aceitação e amadurecimento. A fotografia é exuberante, a trilha sonora bem escolhida e todos os personagens são carismáticos, nos levando a torcer por finais felizes. A trama se passa na véspera de Natal em Laurel, Illinois e gira em torno de um grupo de amigos que ficam isolados após uma nevasca. As histórias de cada personagem se junta em um determinado momento do filme. No entanto, por haver várias tramas paralelas, há problemas de conexão dessas subtramas, passando ao espectador a sensação de um filme picotado. Essa bagunça no roteiro foi o que mais me incomodou. Título original:   Let It Snow Direção:   Luke Snellin Ano de lançamento:  2019 Gêneros:  Comédia romântica

Um Natal de Mudanças

 " Um Natal de Mudanças " é adorável, caloroso e focado na família. A premissa é pretensiosa por trazer  um atípico filme de Natal do Hallmark , mas foi isso que o destaca dos demais. Há romance sim, mas o roteiro preza mais pelos laços familiares. As decorações estão todas lá e as músicas sazonais também, mas o enredo é mais plausível.  A temática é batida, já vimos dezenas de vezes gêmeas que trocam de identidade, mas neste filme há um diferencial capaz de prender nossa atenção do início ao fim. As irmãs gêmeas idênticas ( Candace Cameron Bure ) estão afastadas uma da outra desde que a mãe delas faleceu. Elas no entanto são obrigadas a se verem durante o tradicional almoço de Natal preparado pelo pai ( Walter Platz ). Não demora muito para elas começarem a discutir sobre quem tem a vida mais difícil. Então surge a ideia da troca de identidade.  Embora não seja um clássico natalinos, " Um Natal de Mudanças " é um filme altamente recomendável, é leve, diver...

Uma Conexão para o Natal

 " Uma Conexão para o Natal " é um romance de Natal adorável que mostra duas lindas histórias de amor ao mesmo tempo, uma do presente e outra do passado. Ambas se conectam.  Conta a história de Natal da comissária de bordo ( Brooke Burns ) que tem a tarefa de cuidar de uma menor desacompanhada (Sohpie Neudorf) de oito anos que voa de volta para Chicago após visitar os avós. Depois de entregar a garotinha com segurança a seu pai ( Tom Everett Scott ), ela perde o voo e fica presa por alguns dias na cidade. Essa estadia longa queforçada a fará repensar suas metas de vida. É um filme bem feito que exala amor familiar, sendo perfeito para ser assistido com a família reunida. O mistério só é revelado nos minutos finais, isso nos faz ficar conectados na trama até o final. Título original:   Christmas Connection Direção:   Steven R. Monroe Ano de lançamento:  2017 Gêneros:  Romance