Pular para o conteúdo principal

Livro: Orgulho e Preconceito

Livro
Jane Austen foi uma escritora fenomenal, uma mulher a frente de seu tempo. Seus romances ultrapassam a barreira das simples histórias de amor, e Orgulho e Preconceito não é diferente, suas páginas são recheadas de críticas à sociedade da época, conflitos históricos, reflexões sobre moral, ascensão da mulher, entre muitas outras observações. Nesta obra, Jane construiu diálogos perfeitos sobre os valores morais da sociedade inglesa.

O livro apresenta ao leitor os Bennets, casal com cinco filhas, das quais, segundo o Sr. Bennet, somente as duas mais velhas (Jane e Elizabeth) têm algum senso. Mary, busca desenvolver seu talento na música, Lydia é a mais nova das irmãs, uma moça fútil que só pensa em flertar com os militares e Catherine que é praticamente a sombra da irmã caçula. O maior desejo da Sra. Bennet é arrumar bons pretendentes para as filhas, e quando descobre que Netherfield está prestes a ter um novo inquilino: o jovem e rico Sr. Bingley, ela começa os preparativos para apresentar suas filhas ao novo vizinho.

É em um baile que acontece o primeiro contato das Bennets da casa com o Sr. Bingley. Logo ele apresenta Caroline Bingley, sua irmã; o Sr. Hurst, seu cunhado e sua esposa, Louisa Hurst; e o Mr. Darcy, um amigo. Nasce então uma profunda antipatia de Elizabeth por Darcy. Conforme a história avança, o leitor vê Jane se apaixonando cada vez mais por Bingley e Elizabeth detestando mais e mais o orgulhoso Darcy, principalmente após conhecer o Sr. Wickham, um dos militares que cresceu com Mr. Darcy, que lhe conta todas as injustiças que o amigo fez a ele.

Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é uma história simples, ingênua à primeira vista, mas analisada mais a fundo percebe-se a riqueza de detalhes sobre uma sociedade na qual mulheres não tinham voz, não tinham vez, eram tratadas com inferioridade, e no final do XVII na Inglaterra, as possibilidades de ascensão social eram praticamente nulas para mulheres sem dote. 

Jane Austen também faz uma crítica mordaz a futilidade das mulheres e dos ingleses em geral. Os diálogos revelam a hipocrisia, a maldade e o orgulho dos aristocráticas em relação aos membros da "nova sociedade". Pode soar estranho, mas vejo nos dias atuais o mesmo preconceito narrado no livro. Orgulho e Preconceito não é uma história rasa e despretensiosa como muitos a veem, mas um corajoso contexto econômico-social daquela sociedade, onde a hipocrisia reinava poderosa entre as pessoas.