Pular para o conteúdo principal

Livro: O Mistério do Trem Azul

Livro
É sempre um prazer ler um romance policial da Agatha Christie. Mesmo sendo considerado pela própria autora como seu pior romance (ela escreveu essa história durante um período conturbado de sua vida), O Mistério do Trem Azul me surpreendeu positivamente. A história é envolvente, com ótimas reviravoltas e muito mistério.

A história se passa durante a viagem no Trem Azul em direção a Nice, Ruth Kettering, filha do milionário Rufus Van Aldin, é assassinada e o presente que recebeu do pai, o "Coração de Fogo", um rubi muito cobiçado por ladrões e colecionadores é roubado. Coincidentemente, o detetive aposentado Hercule Poirot estava a bordo do trem, como é de praxe, o belga decide auxiliar a polícia francesa na resolução do mistério. Um crime, muitos suspeitos, provas que surgem a todo instante, um detetive brilhante e um assassino improvável à primeira vista, esses são os ingredientes perfeitos para me manter presa na história.

Demorei a ler O Mistério do Trem Azul por imaginar que a história fosse parecida com Assassinato no Expresso Oriente, obra-prima da autora, mas me enganei. Há algumas semelhanças, porém são tão sutis que só quem conhece bem o grande sucesso de Agatha Christie é capaz de encontrá-las. Não foi minha melhor leitura da autora, mas é um bom livro para ler como passatempo.