Pular para o conteúdo principal

Livro: Os Cinco Porquinhos

 Temos aqui mais uma excelente história escrita pela Dama do Crime, Agatha ChristieOs Cinco Porquinhos não me decepcionou, muito pelo contrário. Foi um dos livros da autora que mais me empolgou. 

Publicado em 1941, Os Cinco Porquinhos é um dos maiores sucessos de Agatha Christie. Desta vez, o detetive Hercule Poirot terá que decifrar o mistério de um crime ocorrido há 16 anos. A jovem Carla Lemarchant recebe uma carta de sua mãe, Caroline, que foi julgada e condenada a prisão perpétua por ter envenenado o famoso pintor Amyas Crale, pai de Carla, que na época do assassinato tinha apenas cinco anos de idade.

O principal desafio de Poirot é remontar os acontecimentos que resultaram no crime. Para isso, ele delimita os suspeitos as cinco pessoas que estavam no momento da morte do pintor, são eles: a esposa, a amante, a governanta e um casal de vizinhos. Um fato curioso é que a amante do artista residia na casa do casal, a mesma era modelo. Caroline, a esposa traída, percebeu a situação, e de acordo com o julgamento do caso, esse foi o motivo do envenenamento.

Para sorte de Hercule Poirot, todos os suspeitos estão vivos. Ele passa a investigar cada um deles e percebe que cada suspeito tem uma versão diferente a respeito de Caroline, dificultando que Poirot determine a personalidade da condenada. Como não existe crime perfeito, e Pairot sabe bem disso, ele se concentra no exame minucioso de fatos paralelos para chegar ao verdadeiro culpado.

Os livros de Agatha Christie tem uma característica marcante: a impossibilidade de se antecipar quem é o assassino. Definitivamente, não sirvo para ser detetive, pois novamente errei (mesmo seguindo todas as pistas fornecidas) e ao contrário de outros leitores, fiquei bastante surpresa com a revelação. Sou uma leitora assídua das obras de Agatha Christie, e tenho reparado que é sempre o mais óbvio, porém impune de suspeitas por conta das circunstâncias.

Os Cinco Porquinhos é um mistério intrigante, com personagens bem construídos e dotados de profundidade e individualidade. É daquelas histórias que envolvem o leitor, tornando-o compulsivo para descobrir quais segredos estão guardados no parágrafo seguinte. Os Cinco Porquinhos é mais um dos meus livros favoritos da autora inglesa.


Veja também:

A Vila do Natal

 " A Vila do Natal " desperdiçou todo o potencial que tinha e tornou-se uma comédia romântica sem graça e um filme de Natal sem o espírito natalino. O enredo é típico dos filmes natalinos do Hallmark : um mulher bem-sucedida da cidade grande ( Madeline Leon ) decide visitar uma cidadezinha do interior onde encontra o amor de sua vida ( Neil Paterson ), mas situações de pessoas tentam atrapalhar a felicidade do casal. O roteiro segue apenas o básico, não apresentando nenhuma inovação,. Os personagens são caricatos e os diálogos entre eles soam forçados. Nem mesmo o cenário e as músicas natalinas conseguiram captar minha atenção. Faltou inspiração e emoção, ingredientes essenciais para um bom filme de Natal. Título original:   A Christmas Village Direção:   Justin G. Dyck Ano de lançamento:  2018 Gêneros: Comédia romântica ,  Drama

12 Dias de Natal

 " 12 Dias de Natal " foi um dos melhores filmes que assisti do Hallmark durante a maratona de Natal . O enredo é cativante, não há reviravoltas, mas há emoção e muito calor humano. A história é essencialmente sobre uma mulher que encontra seu poder criativo, sai do casulo e adquire confiança em seus talentos e impulsiona sua carreira profissional. Outro ponto que sempre observo nos filmes do Hallmark é a química do casal protagonista ( Mallory Jansen e Tyler Hynes ). Quem assiste filmes dessa temática vai concordar que a química entre os personagens principais é o principal fator de sucesso do filme e aqui há muita química, tanto dos protagonistas quanto do elenco de apoio. Embora seja previsível, é convidativo e divertido.  Título original:   On the 12th Date of Christmas Direção:  Gary Yates Ano de lançamento:  2020 Gêneros: Comédia romântica

Natal em Evergreen

 " Natal em Evergreen " traz todos os clichês de Natal. Uma cidadezinha aconchegante , uma mulher bem sucedida e comprometida, um pai viúvo, um festival de Natal que está prestes a não se concretizar, um bom velhinho sempre por perto, uma decisão que deve ser tomada e a magia de Natal que faz tudo acontecer. Mesmo assistindo esse tipo de enredo diversas vezes, confesso que sempre fico encantada com as histórias contadas e comovida ao acompanhar a jornada dos personagens. E, embora seja um romance, não é um filme sentimental. O foco da trama não está no casal de protagonistas ( Ashley Williams e Teddy Sears ), está na magia do Natal que faz todos os desejos virarem realidade. Com sua trama carregada de leveza, " Natal em Evergreen "   capturou minha atenção e entrou para a lista de filmes natalinos preferidos do Hallmark .  Título original:   Christmas In Evergreen Direção:  Alex Zamm Ano de lançamento:  2017 Gêneros: Romance , Drama