Pular para o conteúdo principal

Livro: Os Cinco Porquinhos

Livro
Temos aqui mais uma excelente história escrita pela Dama do Crime, Agatha Christie. Os Cinco Porquinhos não me decepcionou, muito pelo contrário. Foi um dos livros da autora que mais me empolgou. 

Publicado em 1941, Os Cinco Porquinhos é um dos maiores sucessos de Agatha Christie. Desta vez, o detetive Hercule Poirot terá que decifrar o mistério de um crime ocorrido há 16 anos. A jovem Carla Lemarchant recebe uma carta de sua mãe, Caroline, que foi julgada e condenada a prisão perpétua por ter envenenado o famoso pintor Amyas Crale, pai de Carla, que na época do assassinato tinha apenas cinco anos de idade.

O principal desafio de Poirot é remontar os acontecimentos que resultaram no crime. Para isso, ele delimita os suspeitos as cinco pessoas que estavam no momento da morte do pintor, são eles: a esposa, a amante, a governanta e um casal de vizinhos. Um fato curioso é que a amante do artista residia na casa do casal, a mesma era modelo. Caroline, a esposa traída, percebeu a situação, e de acordo com o julgamento do caso, esse foi o motivo do envenenamento.

Para sorte de Hercule Poirot, todos os suspeitos estão vivos. Ele passa a investigar cada um deles e percebe que cada suspeito tem uma versão diferente a respeito de Caroline, dificultando que Poirot determine a personalidade da condenada. Como não existe crime perfeito, e Pairot sabe bem disso, ele se concentra no exame minucioso de fatos paralelos para chegar ao verdadeiro culpado.

Os livros de Agatha Christie tem uma característica marcante: a impossibilidade de se antecipar quem é o assassino. Definitivamente, não sirvo para ser detetive, pois novamente errei (mesmo seguindo todas as pistas fornecidas) e ao contrário de outros leitores, fiquei bastante surpresa com a revelação. Sou uma leitora assídua das obras de Agatha Christie, e tenho reparado que é sempre o mais óbvio, porém impune de suspeitas por conta das circunstâncias.

Os Cinco Porquinhos é um mistério intrigante, com personagens bem construídos e dotados de profundidade e individualidade. É daquelas histórias que envolvem o leitor, tornando-o compulsivo para descobrir quais segredos estão guardados no parágrafo seguinte. Os Cinco Porquinhos é mais um dos meus livros favoritos da autora inglesa