Pular para o conteúdo principal

Livro: O Fantasma de Canterville

Livro
Publicado em 1887, esse conto gótico escrito por Oscar Wilde é uma história de um fantasma incapaz de cumprir sua missão básica: assustar as pessoas. No entanto, o escritor usa do humor para ironizar e criticar certos valores existentes na sua época.

O protagonista desta história é o fantasma Sir Simon, que está a 300 anos assustando os moradores do Castelo de Canterville. Quando o embaixador Mister Hiram B. Otis compra a mansão, ele é alertado sobre a existência de um fantasma, um antigo membro da família Canterville. No entanto, o novo proprietário não se importa com esse fato. Logo, sua esposa e seus quatro filhos: Washington, Virgínia e os gêmeos, decidem se mudar para a mansão.

Na chegada Mrs. Otis já encontra uma mancha de sangue no saguão da residência, fato que a deixa de cabelo em pé, em razão de estragar o assoalho da sala. A governanta lhe conta que ali ocorreu um assassinato, e que nunca ninguém conseguiu tirar essa mancha. Mas Mrs. Otis resolve provar que é possível retirara-la, porém, a mancha reaparece diariamente. O fantasma resolve então aparecer para a família, acostumado com gritos assustados, o fantasma é surpreendido com a tranquilidade da família. Sentindo-se humilhado, o fantasma decide se empenhar ao máximo para aterrorizar essa família, frustrando-se a cada nova tentativa fracassada.

O Fantasma de Canterville é um conto bem-humorado recheado de críticas à sociedade inglesa (e suas crendices) e aos americanos (pelo materialismo exagerado). O cinismo e o sarcasmo estão presentes nessa obra da primeira à última página. É um livro de leitura rápida e prazerosa. O livro físico é ilustrado, tornando a leitura ainda mais agradável. Sem dúvida, este é um clássico literário obrigatória na estante de todos os leitores.