Pular para o conteúdo principal

Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951)

 Pacto Sinistro é um suspense hipnotizante de Alfred Hitchcock. No filme, a ambiguidade extrapola os sentidos dos personagens duplos, é como se fosse a mesma pessoa dividida em duas. O diretor usa e abusa do jogo de sombras de maneira genial, ele também faz uso de simbologias e ângulos incríveis durante todo o filme. O destaque é para a cena do parque de diversões que vemos todos os fatos sendo projetados no óculos de Miriam. Também vale destacar a cena do carrossel que para a época foi um verdadeiro marco, um símbolo de diversão e ingenuidade foi capaz de transmitir ao espectador elevadas doses de tensão. 

A parte psicológica foi bem trabalhada. Analisando um pouco o personagem Bruno Antony, percebemos que ele gosta de agir nas sombras, é extremamente ligado à mãe e adora correr riscos. O ator Robert Walker deu vida a Bruno de tal forma que chegamos a torcer por ele, mesmo sabendo de suas falhas de caráter. O filme também traz a participação de Patrícia Hitchcock, filha de Hitchcock, ela interpreta Barbara Morton, irmã de Anne Morton.

Embora seja pouco conhecido do grande público, Pacto Sinistro é um grande film-noir e uma obra-prima de Hitchcock que usou um nível impressionante de refinamento na composição visual de sequências memoráveis. Para conhecer o filme acesse o IMDb

filme