Pular para o conteúdo principal

O Pálido Olho Azul (The Pale Blue Eye, 2022)

 O Pálido Olho Azul é um filme de época com um mistério de assassinato eficiente que lembra em partes o maravilhoso A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), de Tim Burton. Embora seja menos sombrio que o filme de Burton, a história é mais realista e convincente. O elenco é formidável. Todos entregam excelentes performances, especialmente Christian Bale que entrega uma grande atuação, digna de Oscar. A melancolia de seu personagem transmuta além da tela. Harry Melling também está ótimo como o sombrio cadete Edgar Allan Poe.

O uso de um personagem real para ajudar a solucionar um crime ficcional deixa o enredo ainda mais instigante. Lembrando que é apenas uma história fictícia, não há registros que Edgar Allan Poe tenha ajudado a solucionar crimes. Outros personagens reais no filme são os generais Ethan Allen Hitchcock (Simon McBurney) e Sylvanus Thayer (Timothy Spall) que fizeram parte da Academia Militar dos Estados Unidos.

O filme tem uma fotografia impressionante com cenários cobertos de neve que ajudam a reforçar a sensação pesarosa que paira durante toda a narrativa. Os figurinos ajudam a compor o clima gótico e a trilha sonora também contribui para elevar o mistério. Embora o ritmo lento possa não agradar quem busca por mais ação, O Pálido Olho Azul é um filme altamente recomendável. É sombrio e atmosférico o suficiente para nunca cair na monotonia. Para conhecer o filme acesse o IMDb

filme