Pular para o conteúdo principal

Memórias de Ontem (Omohide Poro Poro, 1991)

 Memórias de Ontem é uma animação japonesa rica em detalhes. Todos os traços foram desenhados à mão, algo que o Studio Ghibli preza muito em seus animes. No filme, os anos 80 é construído com cores vibrantes, em contrapartida, o passado de Taeko é frio, mostrado em cores opacas e tons pasteis, diferenciando adequadamente o tempo que está sendo retratado. Memórias de Ontem é uma poesia que ganhou movimentos através de um dos melhores cineastas de todos os tempos. 

As paisagens campestres são retratadas de forma esplendorosa, tão realistas que chega a dar vontade de entrar no filme. Vale destacar também a trilha sonora, composta por Katz Hoshi, traz canções interpretadas por Harumi Miyako.  

É um filme singelo, delicado, bucólico, de uma sensibilidade sem igual, tocante e nostálgico, terminei de assistir fascinada com a riqueza da obra, também um pouco saudosa da minha infância e agradecida por ter vivido no campo. A animação mostra o quão valoroso é o contato com a natureza, principalmente nos primeiros anos de vida. Memórias de Ontem é uma poesia que ganhou movimentos através de um dos melhores cineastas de todos os tempos. Para conhecer o filme acesse o IMDb

"Se lembre de que no inverno, logo abaixo da neve desagradável, está a semente, que com o amor do sol, na primavera se torna a rosa."

filmes