Pular para o conteúdo principal

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no Ue no Ponyo, 2008)

 Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar é um dos trabalhos mais belos do Studio Ghibli. Foi inspirado no conto "A Pequena Sereia", mas diferente do conto de Hans Christian Andersen, o filme não trata do amor de um homem por uma mulher, e sim de um amor fraterno. Um amor entre irmão e irmã. Acredito que Hayao Miyazaki captou a essência do conto de fadas e transferiu para o anime.

O capricho das animações produzidas por Hayao Miyazaki são um vislumbre para os olhos. Para produzir esse filme o cineasta não usou elementos digitais para a composição das cenas, todas foram feitas à mão. Faz bem assistir um filme feito com lápis colorido e papel.

Os traços delicados dão leveza à obra, porém, o enredo é recheado de mensagens profundas. Ao falar da bela amizade de Ponyo e Sosuke, o cineasta acrescenta ao enredo críticas à poluição dos mares, mostrando ao público o lado assustador que a irresponsabilidade do ser humano tem provocado na natureza. 

O filme é direcionado ao público infantil, mas isso não impede que os adultos assistam e se encantem pela obra. É uma história simples, divertida e recheada de ótimas reflexões. Para conhecer o filme acesse o IMDb

filme